Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas confirma mais 13 casos da doença

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 16 de maio de 2020 às 16:24

Além destes casos, foram registrados ainda mais três pacientes de outras cidades

De sexta para este sábado aumentaram 13 casos da Covid-19 em Palmas, que agora conta com 246 pessoas que testaram positivo para a doença. Entretanto, após investigação feita pela Vigilância Epidemiológica de Palmas, constatou-se que três casos registrados no Boletim anterior, do dia 15, não eram pessoas residentes em Palmas e foram informados aos seus municípios de origem, saindo, portanto, da contagem da Capital.

 

De acordo com o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), até o momento, a Capital totaliza 3.319 notificações para síndrome gripal (SG), em cujo número também estão incluídos os casos suspeitos para o coronavírus (Covid-19), sendo que 1.242 foram descartados. 

 

A Capital conta com três óbitos por Covid-19, 61 pessoas recuperadas, 173 pacientes em isolamento domiciliar e nove pacientes internados.


Também conforme o COE Palmas, dos casos confirmados, 58,1% são pessoas do sexo masculino e 41,9% do sexo feminino. Segundo o Centro, 201 casos possuem não possuem nenhuma comorbidade, 18 possuem doenças cardiovasculares, oito pessoas são diabéticas, sete diabéticas e hipertensas, cinco de doenças do aparelho respiratório, três por doenças ou tratamento imunossupressor, dois casos em pessoas com doenças neurológicas crônicas, um caso em paciente com doença renal e outro em paciente com hipotireoidismo, totalizando 45 pacientes com comordidades. Além disso, somam ainda duas gestantes.

 

Acesse o Boletim

 

O cenário sobre a pandemia também pode ser acompanhado no Painel Epidemiológico de Palmas. Clique neste link e acesse.

 

Formas de contágio

 

Em relação às formas de contaminação, dos 246 casos positivos, 45,7% foram infectados por contato com casos confirmados de Palmas, 23,1% por transmissão comunitária, 14,2% em viagens a outros estados brasileiros, 7,6% em viagens ou contato com casos de outros municípios do Tocantins, 7,3% estão em investigação epidemiológica e 2,4% se contaminaram em viagens ao exterior.

 

Situação no Brasil

 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), até às 20h53min da sexta, 15 de maio, o Brasil apresentou 218.223 (aumento do dia 15.305) casos de Covid-19 com 14.817 (aumento do dia 824) óbitos, o que aponta a letalidade de 6,8% dos casos confirmados. Todas as unidades da Federação possuem casos confirmados e óbitos por coronavírus.

 

Saiba Mais:  


Prefeitura amplia medidas para conter a Covid-19, suspende a venda de bebidas alcoólicas e fecha espaços públicos de recreação e lazer 


Pacientes curados pelaCovid-19 podem sofrer sequelas em vários órgãos