Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas confirma mais 49 casos do novo coronavírus; taxa de recuperação é de 60,1%

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 19 de junho de 2020 às 19:03

Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas confirma mais 49 casos do novo coronavírus; taxa de recuperação é de 60,1%


Mais 49 diagnósticos positivos para Covid-19 são confirmados em Palmas nesta sexta-feira, 19, que chega a 1.177 casos da doença, segundo os dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). A Capital soma, até o momento, 12 mortes ocasionadas pela enfermidade e a taxa de letalidade é de 1%. Do total de casos confirmados, 250 possuem comorbidades e 134 possuem fatores de risco.


As informações do Boletim Epidemiológico mostram que o município possui 9.488 notificações para síndrome gripal (SG), número que inclui casos suspeitos de coronavírus, sendo que 4.060 diagnósticos foram descartados para a doença.


Palmas alcançou 60,1% de pessoas recuperadas, o percentual representa 707 pessoas que não convivem mais com o novo coronavírus. Em relação às pessoas em tratamento, o Boletim aponta que 444 (37,7%) estão em isolamento domiciliar e 14 (1,2%) estão internadas. O CIEVS informa que um dos casos registrados no boletim anterior foi encontrado em duplicidade. O caso foi corrigido e retirado do banco de dados de Palmas.


Dos 49 casos confirmados nesta sexta, 48 cumprem isolamento domiciliar e um está internado. Do mesmo número, sete possuem comorbidades e um possui fatores de risco, ambos declarados. A respeito da possível origem de contágio, o Boletim informa que 26 casos estão investigação, 12 tiveram contato com caso confirmado em Palmas, oito podem ter se contaminado por transmissão comunitária, dois viajaram para cidades no interior do Tocantins e um viajou para outro Estado.

 

Testes

 

Em Palmas foram realizados 446 exames para diagnóstico e rastreio do novo coronavírus+. Destaca-se que a testagem de rastreio é realizada em servidores da saúde, segurança pública e sistema prisional.

 

Para diagnóstico, dos 118 exames realizados, 29 foram feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen-TO), sendo que 11 testes deram negativo. O Laboratório Municipal de Palmas testou 83 pessoas e 32 tiveram diagnóstico positivo. Já a rede privada realizou seis testes e todos confirmaram positivo para a doença. Já para rastreio, foram realizados 328 testes pelo Laboratório Municipal, destes nove foram confirmados para Covid-19.


Estado de saúde


A respeito do estado de saúde dos pacientes internados, o Boletim informa que há 13 residentes de Palmas internados com Covid-19, na Capital. Dos quais, sete são considerados estáveis e seis são graves. O Boletim informa que há uma moradora de Palmas internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Goiás com a doença. Há sete pacientes de Palmas internados na Capital com suspeita da doença. De outras localidades, o Boletim destaca que há 20 pacientes de outros estados ou cidades internados com o novo coronavírus. Há também quatro pacientes de outras localidades internados com suspeita da doença em Palmas.

 

Internações


A taxa de ocupação hospitalar de Palmas chegou a 38,71%. A Capital possui leitos exclusivos para tratar Covid-19. São 27 leitos clínicos públicos, sendo que 19 estão disponíveis e oito estão ocupados. A rede privada possui 46 leitos clínicos, 34 disponíveis e 12 ocupados. Sobre os leitos de UTI, a rede pública possui 18, sendo 11 disponíveis e sete ocupados. Já a rede privada possui 33, sendo que 12 estão disponíveis e 21 estão ocupados.

 

Contágio

 

Sobre as possíveis fontes de contágio dos casos acumulados, 562 (47,7%) se contaminaram por forma comunitária, 425 (36,1%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 79 (6,7%) se contaminaram após viagem para outros estados, 52 (4,4%) viajaram para o interior do Tocantins, 52 (4,4%) estão em investigação epidemiológica e sete (0,6%) estiveram em viagem para o exterior.

 

Situação nacional

 

Dados do Ministério da Saúde apontam que até às 18h30 desta quinta-feira, 18, o Brasil apresentava 978.142 casos de Covid-19. O aumento de casos do dia é de 22.765. O País também registrou 47.748 mortes. O aumento de óbitos do dia é de 1.238 casos. A taxa de letalidade de 4,9% dos casos confirmados.

 

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas.  

 

Acesse o Boletim.

 

Saiba mais


Live Arraiá Solidário marca tradição das festas juninas em Palmas e dápontapé inicial para o 28º Arraiá da Capital


 Cápsula criada por servidor do Samu aumenta segurança no transporte depacientes de Covid-19

 

Programa Balada  Segura atua no combate à alcoolemia no trânsito da Capital