Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas confirma novo óbito e registra 14 novos casos positivos

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 08 de junho de 2020 às 18:24

O homem que foi a óbito era um morador de Palmas, mas estava internado em Gurupi


Nesta segunda-feira, 08, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas) confirma a nona morte por Covid-19 da Capital. O óbito é referente a um homem de 66 anos de idade, sem histórico de doenças preexistentes. O idoso era morador do setor Taquari, na região Sul de Palmas,  mas estava internado no Hospital Regional de Gurupi. Em situações assim, apesar da pessoa ter falecido em outro município, o óbito por Covid-19 é somado na cidade onde residia.


A última rotina de exames em Palmas registrou 14 novos casos, chegando até o momento a 801 casos confirmados da doença na Capital. Desse total, 454 pessoas estão recuperadas da infecção. Os dados do COE demonstram também que o Município acumula 7.014 notificações de síndromes gripais, que incluem os casos suspeitos do novo coronavírus, tendo sido descartados um total de 3.282 casos.



Após investigação feita pela Vigilância Epidemiológica de Palmas, verificou-se que um caso apontado como sendo de Palmas é morador da cidade de Xambioá-TO. Situações assim são repassadas à Secretaria de Estado da Saúde, deixam de fazer parte da contagem da Capital e passam a constar no banco de dados da cidade de origem.


Dos 14 novos casos confirmados, 12 estão em isolamento domiciliar e duas pessoas estão hospitalizadas. Quanto ao modo de contágio, dos últimos 14 confirmados, nove foram infectados por contato com casos confirmados da Capital, dois por transmissão comunitária, dois estão estão em investigação e um caso contraiu o vírus após viajar para um município do interior do Tocantins.


Taxa de letalidade


Apesar de Palmas ter registrado um novo órbito, a taxa de letalidade permanece estável, de acordo com os dados publicados pelo COE. Nesta edição do Boletim Epidemiológico a taxa é de 1,1% em Palmas, bem abaixo da taxa nacional, que é de 5,3%, conforme dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A taxa de letalidade é obtida pela divisão do número de óbitos com a quantidade de casos confirmados.


Testes


Na última rodada de testes, foram realizados 28 exames em Palmas. O Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) testou 27 pessoas, sendo que 14 tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 e 13 resultados foram descartados. Foi feito também um teste em laboratório privado, com resultado positivo. Não houve rotina de exames no Laboratório Municipal de Palmas no domingo e a testagem foi retomada nesta segunda-feira, 08.  


Estado de saúde


Em Palmas estão hospitalizadas 14 pessoas, das quais oito em quadro estável de saúde e seis em estado grave. Existem também oito moradores da Capital internados com suspeita de Codid-19. Além disso, 25 pessoas de outras localidades estão recebendo tratamento hospitalar em Palmas, sendo 16 em estado grave e nove estáveis, conforme boletins médicos divulgados nesta segunda-feira, dia 08.


Contaminação


Levando em conta o total de 801 casos confirmados em Palmas, a Vigilância Epidemiológica contabiliza que 372 (46,4%) pessoas podem ter se contaminado por transmissão comunitária, 307 (38,3%) por contato com casos confirmados em Palmas, 69 (8,6%) em viagem para outros estados, 40 (5%) em viagem ou contato com caso confirmado de outro município do Tocantins, sete (0,9%) em viagem ao exterior e seis (0,7%) casos estão em investigação.


Ocupação de leitos


A taxa de ocupação dos leitos públicos e privados de Palmas é de 55,1% nesta segunda-feira. Segundo os dados do CIEVS, a Capital possui 27 leitos clínicos exclusivos para casos de Covid-19 na rede pública, dos quais 21 (77,8%) estão disponíveis e seis (22,2%) estão ocupados. Na rede privada são 46 leitos clínicos no total, estando 27 (58,7%) disponíveis e 19 (41,3%) ocupados.


Já em relação aos leitos para pacientes graves com Covid-19, a rede pública dispõe de 18 leitos de UTI, dos quais 10 (55,6%) estão livres e oito (44,4%) encontram-se ocupados. Nos hospitais privados, somam 25 leitos de UTI para Covid-19, desses, 21 (84%) estão ocupados e quatro (16%) estão disponíveis.


Acesse o Boletim


A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas.


Saiba Mais


Atendimento virtual em Saúde Mental tem dado suporte às pessoas durante pandemia


Programação de serviços públicos desta segunda-feira, 08, contempla bairros, quadras e Taquaruçu


Trabalhadores com cadastro aprovado podem retirar o segundo kit alimentação criado pela Prefeitura de Palmas nesta quarta, 10