Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas confirma o 15º óbito e registra mais 25 casos positivos neste domingo, 21

Secretaria da Saúde

Autor: Redação/Semus | Publicado em 21 de junho de 2020 às 16:25

Do total de casos confirmados, 767 estão recuperados da infecção por Covid-19

Neste domingo, dia 21, Palmas confirmou mais um óbito em decorrência do agravamento causado pela Covid-19. A morte é referente a uma idosa com 74 anos de idade, moradora da região Sul. Ela possuía histórico de outros problemas de saúde e estava internada no Hospital Geral de Palmas (HGP).


Os dados desta edição do Boletim Epidemiológico confirmam que na última rodada de exames foram contatados 25 novos diagnósticos positivos, totalizando agora 1.278 casos confirmados, dos quais 767 pessoas encontram-se recuperadas da doença.


Segundo o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas), a Capital contabiliza, após 98 dias de monitoramento, 9.724 notificações de síndromes gripais, que incluem os casos suspeitos de Covid-19, sendo que desse total, 4.239 foram descartados. As informações foram atualizadas pelo COE às 12 horas deste domingo.  


Dos 25 novos casos confirmados, 22 pessoas estão em isolamento domiciliar, duas estão internadas e uma foi a óbito. Desse total, nove tiveram contato com casos confirmados de Palmas, nove estão em investigação epidemiológica, seis se contaminaram por transmissão comunitária e uma pessoa se infectou após viajar para o interior do Tocantins.


Testes


Na última rotina de exames dos laboratórios públicos e privados de Palmas, foram realizados 91 testes para detecção de Covid-19. O Laboratório Central do Estado testou 71 pessoas e confirmou 12 casos positivos. Já o Laboratório Municipal de Palmas realizou dois testes, sendo todos confirmados. Os laboratórios privados fizeram 18 exames e diagnosticaram 11 pessoas com a infecção pelo novo coronavírus.



Internações

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas está em 36,29% neste domingo. Os leitos clínicos públicos e privados possuem 27,4% de suas instalações ocupadas. Já nos leitos de UTI, estão sendo utilizadas 49,02% da sua capacidade.  

Estado de saúde



Estão internados 13 moradores de Palmas na sua rede hospitalar em consequência da infecção por Covid-19, dos quais sete são considerados graves e seis estão com quadros estáveis. O Boletim informa ainda que uma moradora de Palmas continua internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Goiás. Mais sete pacientes de Palmas estão hospitalizados em Palmas com suspeita da doença e aguardam o resultado dos testes.


Há também 16 pacientes de outras localidades internados no Município, desses, 14 em estado grave e dois estáveis, além de nove pessoas com suspeitas de estarem com a doença.



Contágio

Quanto às possíveis fontes de contágio do acumulado de 1.278 casos confirmados, 632 (49,5%) se contaminaram por transmissão comunitária, 453 (35,4%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 80 (6,3%) se contaminaram após viagem para outros estados, 54 (4,2%) em viagens para o interior do Tocantins, 52 (4,1%) estão em investigação epidemiológica e sete (0,5%) estiveram em viagem no exterior.



Situação nacional



Dados do Ministério da Saúde apontam que até às 19h45 deste sábado, 20, o Brasil apresentava 1.067.579 casos de Covid-19, com aumento do dia de 34.666. O País também registrou 49.976 mortes, com um aumento diário de 1.022 na última contagem. A taxa de letalidade de 4,7% dos casos confirmados.

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site
Plantão Coronavírus de Palmas.


Acesse o Boletim Epidemiológico clicando aqui.



Saiba mais



Terceira etapa de testes de Covid-19 e pesquisa do Ibope começam neste domingo,21, em Palmas



Em fiscalização noturna a comércios, operação pede colaboração de clientes ecomerciantes para que evitem aglomeração