Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas realiza mais de 1.200 ligações para acompanhamento de confirmados e viajantes suspeitos

Secretaria da Saúde

Autor: Juliana Matos | Publicado em 11 de abril de 2020 às 21:58

Município possui canais para comunicação oficial sobre a pandemia com a comunidade pela internet, serviço telefônico e de mensagens

Sem novas confirmações laboratoriais de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem mantido o monitoramento diário de todos os viajantes que se comunicaram à Semus como casos confirmados, suspeitos para a doença e viajantes que são moradores de Palmas. Todos eles estão sendo monitorados diariamente através de ligações telefônicas diárias desde o dia 28 de março de 2020. Desde então, segundo o boletim, já foram realizados 1.264 telefonemas.


Esse monitoramento garante canal direto de contato com os pacientes para verificação do surgimento ou continuidade de sintomas, esclarecer dúvidas dos pacientes e reforçar recomendações para cumprimento de medidas de isolamento ou tratamento recomendadas por médicos.


Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, é de extrema importância para monitoramento de possível agravamento dos sintomas a fim de garantir o encaminhamento em tempo adequado do paciente à rede, caso necessário.


A Semus também tem oferecido atendimento online em forma de acolhimento, orientação e psicoterapia a pacientes e profissionais da rede pública de saúde de Palmas.


Covid-19 em números


Palmas mantém no quadro de monitoramento da Covid-19, 15 casos confirmados da doença, 305 casos já descartados e outros 830 notificados para síndrome gripal, universo em que estão incluídos os casos suspeitos para a infecção, segundo o Boletim Epidemiológico deste sábado, 11, publicado diariamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19).


Ainda de acordo com o boletim, até esta data, nenhum óbito relacionado ao coronavírus foi registrado em Palmas e apenas um caso confirmado atualmente requer internação. Trata-se de uma mulher, com idade entre 40 e 49 anos, com quadro pré-existente de hipertensão e que está em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital privado em quadro grave, no entanto, estável. Entre os demais, oito permanecem em isolamento domiciliar e seis já receberam alta.


Apesar de o panorama de confirmações de Covid-19 não se alterar desde o último dia 08 de abril, o COE Palmas reitera a importância do respeito a medidas preventivas para diminuição da curva de transmissão da pandemia. Entre as recomendações está o distanciamento social, manutenção de hábitos regulares de higiene e uso de máscaras para prevenção da transmissão do coronavírus continuam recomendadas na Capital a fim de reduzir o impacto da pandemia.


Considerando o cenário atual brasileiro, o coeficiente de incidência (CI) nacional da doença está, até esta data, segundo o Ministério da Saúde, em 9,81 casos para cada 100 mil habitantes. Já Palmas apresenta coeficiente abaixo do cenário nacional, com 5,01 casos para cada 100 mil habitantes, que configura estágio de alerta, inferior ainda ao coeficiente de localidades como Distrito Federal (CI de 15,5/100 mil hab) e Ceará (CI de 11,0 /100 mil hab) que já se encontram em estágio de emergência. Para ter acesso ao boletim do dia na íntegra, basta clicar aqui.


Tira-dúvidas oficial


Para a população em geral, há ainda serviço dedicado ao esclarecimento de dúvidas sobre rede de atendimento, sintomas e outros assuntos relacionados à pandemia pelos números (63) 3218-5643 e 3218-5458. Através destes contatos qualquer palmense tirar dúvidas seja por ligação ou mensagens de WhatsApp.


Outros canais rápidos de comunicação oficial atualizados sobre o tema são o site da Prefeitura de Palmas e em perfis oficiais do Município @cidadepalmas no Twitter, Instagram e Facebook e da Semus, @semuspalmas. Neles são postadas diariamente informações oficiais de orientação e atualização da população, profissionais de saúde e imprensa local.