Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas registra dez novos casos de Covid-19; taxa de recuperação alcança 57,7% dos casos confirmados

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 14 de junho de 2020 às 16:20

Capital soma neste domingo 975 casos acumulados da doença, sendo que 13 estão internados

Neste domingo, 14, o Boletim Epidemiológico de Palmas confirma dez novos diagnósticos positivos para Covid-19 no município. A Capital conta, agora, com 975 casos acumulados da doença. Do total de casos confirmados acumulados, a Vigilância Epidemiológica informa que 389 (39,9%) cumprem isolamento domiciliar e 13 (1,3%) estão internados.

 

De acordo com Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas), os dados mostram que o número de pacientes em tratamento é inferior aos recuperados, que somam 563 (57,7%) pessoas. O munícipio registrou 11 óbitos e a taxa de letalidade é 1,1%. Segundo a Vigilância Epidemiológica, do total de casos confirmados, 250 possuem alguma comorbidade ou risco para agravamento do novo coronavírus (Covid-19).

 

Após 93 dias de monitoramento do vírus em Palmas, os dados compilados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) apontam que Palmas contava, até as 12 horas, deste domingo, 8.230 notificações para síndrome gripal (SG). Neste número estão inclusos casos suspeitos de Covid-19, sendo que 3.707 tiveram diagnóstico descartado para a doença.

 

A respeito dos dois casos da Capital divergentes no Boletim do Estado deste domingo, a Vigilância Epidemiológica explica que um dos casos era proveniente da cidade de Lagoa da Confusão e foi retirado do banco de dados de Palmas. Sobre o segundo caso, o CIEVS informa que investiga junto a Secretaria Estadual de Saúde (SES) a divergência registrada no Boletim Estadual.

 

O CIEVS informa que dos dez novos casos confirmados no Boletim deste domingo, todos cumprem isolamento domiciliar e um possui algum comorbidade ou risco para agravamento da Covid-19. Sobre possível origem do contágio, a Vigilância Epidemiológica informa que dois pacientes tiveram contato com casos confirmados em Palmas, três viajaram para outro estado, um se contaminou por forma comunitária e quatro casos estão em investigação epidemiológica.

 

Já sobre possível origem de contágio dos 975 casos acumulados da doença, o CIEVS aponta que 466 (47,8%) pacientes podem ter se contaminado de forma comunitária, 355 (36,4%) em contato com caso confirmado em Palmas, 78 (8%) após viajar para outros estados, 47 (4,8%) em viagem ou contato com caso confirmado de outro município do Tocantins, sete (0,7%) em viagem ao exterior, e 22 (2,3%) estão em investigação epidemiológica.

 

Testes

 

Na última rotina de exames ocorrida neste sábado, 13, foram realizados 20 testes. O Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) fez seis testes, sendo que um teve diagnóstico positivo. O Laboratório Municipal testou uma pessoa que teve diagnóstico negativo. A rede privada realizou dez testes e seis tiveram diagnóstico positivo. O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) também realizou uma ação de testagem e realizou exames em três pacientes, todos tiveram diagnóstico positivo.

 

Estado de saúde

 

Dos 13 pacientes hospitalizados com Covid-19 residentes da Capital, sete são estáveis e seis são graves. Há oito pessoas de Palmas internadas com suspeita da doença no município, sendo seis estáveis e dois graves. O Boletim também traz informações de pacientes de outras localidades. Com a doença, há 19 internados em Palmas, sendo 15 graves e quatro estáveis. Há quatro pacientes de outras localidades internados com suspeita de Covid-19 em Palmas, sendo um grave e três estáveis. 

 

Leitos

 

A taxa de ocupação hospitalar em Palmas é de 36,89%. Na Capital há leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) utilizados exclusivamente para o tratamento da doença na rede pública e privados. Na rede pública, Palmas possui 27 leitos clínicos exclusivos para casos de Covid-19 na rede pública, dos quais 21 (77,8%) estão disponíveis e seis (22,2%) estão ocupados. Na rede privada são 46 leitos clínicos no total, estando 32 (69,6%) disponíveis e 14 (30,4%) ocupados.

 

Já em relação aos leitos para pacientes graves com Covid-19, a rede pública dispõe de 18 leitos de UTI, dos quais 11 (61,1%) estão livres e sete (38,9%) encontram-se ocupados. Os hospitais privados somam 31 leitos de UTI para Covid-19, desses, 18 (58,1%) estão ocupados e 13 (41,9%) estão disponíveis.

 

Cenário nacional

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que, às 18h40 deste sábado, o Brasil apresentava 850.514 casos acumulados de Covid-19. O aumento do dia é de 21.704 casos. O país conta com 42.720 óbitos após o falecimento de 892 pessoas. O número aponta a letalidade de 5% dos casos confirmados.

 

Acesse o Boletim

 

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas.


Saiba mais


Boletim coronavírus(Covid-19): Palmas registra 11º óbito neste sábado; Capital tem 45 novos casos

 

Após prorrogação, prazodo pagamento do IPTU termina nesta segunda-feira, 15