Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas registra mais três mortes decorrentes de complicações causadas pela Covid-19

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 04 de agosto de 2020 às 18:06

Todas as vítimas tinham mais de 60 anos e tinham comorbidades; Capital soma 50 mortes pela doença

O Boletim Epidemiológico de Palmas desta terça-feira, 04, traz a confirmação de mais três óbitos ocasionados por complicações decorrentes da Covid-19 na Capital. Até agora, o município contabiliza 50 mortes pela enfermidade e taxa de letalidade é de 0,8%. Palmas registra mais 173 novos casos de Covid-19, após realizar 490 testes na última rotina de exames.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o total acumulado de casos desde o início da pandemia é de 5.944, sendo que 3.506 pacientes estão recuperados, 2.339 estão isolados e 49 estão internados. Palmas tem 30.493 notificações para síndrome gripal, cuja 10.745 diagnósticos foram descartados para a doença.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas) revela que o 48º óbito ocorreu no último dia 27 e trata-se de uma mulher de 78 anos, que sofria de obesidade e doença pulmonar crônica. Ela estava internada em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospital particular da Capital. A causa da morte estava em investigação e aguardava confirmação do diagnóstico para Covid-19.

A 49ª morte é de uma mulher de 63 anos de idade, hipertensa e diabética que estava em leito de estabilização de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmas. Já o 50º óbito é de um homem de 46 anos que tinha doença imunossupressora e estava hospitalizado em leito de UTI de hospital público do município. Ambos casos ocorreram no último dia 1º.

Testes

Em Palmas, 490 pessoas foram testadas em exames para diagnóstico e rastreio. Destaca-se que testes para rastreio são realizados em trabalhadores da saúde, segurança pública e nas unidades prisionais para descobrir novos casos e apontar a quantidade de moradores que já tiveram contato com o vírus. O Laboratório Municipal de Palmas realizou 108 testes para rastreio, sendo que uma pessoa testou positivo para o novo coronavírus.

Para diagnóstico, o Laboratório Central do Estado (Lacen) testou 121 pacientes e 71 tiveram confirmação para o vírus. O Laboratório Municipal processou 169 testes e 18 tiveram diagnóstico positivo. Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) testou oito pacientes que tiveram confirmação do diagnóstico para o coronavírus. Já a rede privada e as farmácias realizaram testes em 84 pessoas, 76 foram confirmadas para a doença.

Internações

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas chegou a 76,3%. Os leitos clínicos públicos e privados estão 66,3% ocupados. Já as instalações de leitos de Unidade de Terapia (UTI) estão 86% ocupadas.

Estado de saúde

O Boletim informa que dos 49 residentes de Palmas internados com Covid-19 no município, 27 são graves e 22 são estáveis. Outros 17 moradores da Capital estão internados com suspeita para a doença.

A respeito de pacientes de outras localidades internados em Palmas, o Boletim revela que 40 encontram-se hospitalizados na Capital com o vírus, sendo 31 graves e nove estáveis, além de outros seis pacientes internados com suspeita para a doença.

Forma de Contágio

Sobre possibilidades de contágio do total acumulado, a Vigilância Epidemiológica aponta que 3.105 (52,2%) contaminaram-se por transmissão comunitária, 2.289 (38,5%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 244 (4,1%) estão em investigação epidemiológica, 158 (2,7%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins, 141 (2,4%) foram infectados após viagem ou contato com casos de outros estados, e sete (0,1%) estiveram em viagem no exterior.

Situação nacional

Dados atualizados do Ministério da Saúde mostram nesta segunda-feira, 03, revelam que o Brasil somava 2.750.318 casos de Covid-19 (aumento do dia: 16.641), sendo 94.665 óbitos desde o início da pandemia (aumento do dia: 565 óbitos). A letalidade é de 3,4% dos casos confirmados.

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas. https://coronavirus.palmas.to.gov.br/

Acesse o Boletim.

Saiba Mais:

Cresce em Palmas procura por atendimento em saúde mental online oferecido pela Semus durante a pandemia