Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas registra o sétimo óbito por Covid-19 e são confirmados 48 novos casos nesta quarta-feira, 27

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 27 de maio de 2020 às 16:19

O número de casos confirmados nas últimas 24 horas é o maior registrado desde o início da pandemia

O Boletim Epidemiológico desta quarta-feira, 27, destaca a sétima morte em decorrência da Covid-19 em Palmas. O homem de 62 anos de idade, não possuía comorbidades, estava internado no Hospital Geral de Palmas (HGP) desde o dia 16 de maio em estado grave. Ele não resistiu às complicações causadas pela infecção do coronavírus.

 

Esta edição do Boletim também traz a confirmação de 48 novos casos na última rotina de exames realizadas na Capital. Com isso, o a Capital contabiliza agora 470 casos confirmados de Covid-19.

 

O número de casos confirmados nesta edição do Boletim é o mais alto registrado em um dia desde o início da pandemia em Palmas. Isso se explica pela realização de um mutirão de exames, na segunda-feira, 25, no Laboratório Municipal, que detectou 33 casos positivos. O processamento e a divulgação dos resultados dos testes levam até 48 horas e por isso só foram divulgados nesta quarta-feira.


De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Palmas, dos 48 novos casos confirmados, 11 tiveram contato com casos confirmados da Capital, 13 contraíram o vírus por transmissão comunitária, três viajaram para outros estados brasileiros, 17 casos estão em investigação e quatro fizeram viagem ou tiveram contato com caso confirmado de outro município do Tocantins.

 

Tomando como base o total de  470 casos confirmados na Capital, 206  (43,8%) tiveram contato com caso confirmado de Palmas, 151 (32,1%) contraíram o vírus por transmissão comunitária, 51 (10,9%) viajaram para outros estados brasileiros, 29 (6,2%) casos estão em investigação, 27 (5,7%) fizeram viagem ou tiveram contato com caso confirmado de outro município do Tocantins e 6 (1,3%) são casos relacionados a viagens para o exterior.   

 

Testagem

 

A última rodada de exames laboratoriais nas redes pública e privada de Palmas somou 205 diagnósticos. Desse total, 46 casos testaram negativo e 14 tiveram resultado positivo no Laboratório Central do Tocantins (Lacen). Já o Laboratório Municipal de Palmas descartou 87 casos e confirmou 33 como sendo positivos. Os laboratórios privados registaram 24 casos negativos e um positivo. 

 

Pessoas hospitalizadas

 

Encontram-se hospitalizados nas redes pública e privada de Palmas 11 casos confirmados da Capital, nove dessas pessoas em quadro estável de saúde e duas em situação grave, conforme boletins médicos publicados às 18 horas, de terça-feira, dia 26.  Também estão internados mais três pessoas de Palmas por suspeita de infecção por Covid-19.

 

Outros 19 pacientes confirmados estão internados no município em consequência da doença, no entanto, são moradores de outras cidades do Tocantins ou outros estados brasileiros.

 

Cenário nacional

 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, até as 19h50 de terça-feira, dia 26, foram contabilizados 391.222 casos de Covid-19 no Brasil, tendo um aumento de 16.324 em relação ao dia anterior. Quanto aos óbitos, o país registrou 1.039 em 24 horas e já totaliza 24.512 vítimas da infecção pelo novo coronavírus, revelando uma taxa de letalidade de 6,3% dos casos confirmados.   

 

Acesse o Boletim.

 

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas. 


Saiba mais

 

Semus orienta sobre o descarte adequado do lixo em locais com pacientes isolados por suspeita da Covid-19


Cuidados ao manusear alimentos podem garantir um consumo saudável durante a pandemia