Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas registrou o 3º óbito por Coronavírus e soma mais 18 casos positivos

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 13 de maio de 2020 às 14:53

Vítima tinha a saúde debilitada em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido há cinco anos

Com mais 18 diagnósticos positivos registrados, Palmas totaliza agora 194  casos confirmados. No início da noite de terça-feira, dia 12, ocorreu o terceiro óbito em decorrência de Covid-19 na Capital. O paciente de 52 anos de idade estava internado desde o dia 10 de maio em um hospital particular.


O homem tinha a saúde debilitada em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido há aproximadamente cinco anos. Além disso, era cadeirante e tinha epilepsia.


A esposa e o filho do paciente que foi a óbito também testaram positivo para Covid, estando a mulher em isolamento domiciliar e o filho internado em unidade hospitalar privada com o quadro de saúde estável.


O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) divulgou ainda que Palmas registrou 2.875 notificações de síndromes gripais, sendo que 1.050 casos foram descartados e 50 pessoas estão recuperadas. A última edição do Boletim Epidemiológico foi atualizada às 12 horas desta quarta-feira, dia 13.


Estão internados em Palmas sete casos confirmados da Capital, uma pessoa em estado grave e outras seis em quadro de saúde estável. Mais 14 pacientes estão hospitalizados no Município, porém são vindos de outras cidades do Tocantins e de outros estados brasileiros.


Um caso a menos



Após investigação da Vigilância Epidemiológica de Palmas, foi constatado que um caso confirmado no dia 11 de maio é referente a uma moradora do município de Tomé-Açu (PA) e não de Palmas, como havia sido registrado. Por isso, a Capital tem em sua contagem um caso confirmado a menos. A situação foi repassada à Secretaria de Saúde do Tocantins e o caso passa a ser contabilizado no município de origem.


Acesse o Boletim completo aqui.


Formas de contágio


Em relação às formas de contaminação, dos 194 casos positivos, 43,3% foram infectados por contato com casos confirmados de Palmas, 21,1% estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica de Palmas, 17% em outros estados brasileiros, 8,2% por transmissão comunitária, 6,2% em viagens ou contato com casos de outros municípios do Tocantins e 3,1% em viagens ao exterior.


Cenário no Brasil


Segundo o Ministério da Saúde (MS) às 19h22 de terça-feira, 12, o Brasil apresentava 177.589 casos de COVID-19 com 12.400 óbitos e 72.597 pessoas recuperadas, com uma taxa de letalidade de 7,0% dos casos confirmados. Todas unidades da Federação possuem casos confirmados e óbitos por coronavírus.


Saiba Mais:

 

Noventa e nove famílias de dois assentamentos receberam cestas básicas em Palmas


Publicada lista com 608 nomes de trabalhadores que receberão kit alimentação nesta sexta-feira, 15