Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas se mantém com 16 casos confirmados nesta segunda-feira, 13

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 13 de abril de 2020 às 19:58

De acordo com Ministério da Saúde, Palmas encontra-se com epidemia localizada em casos relacionados a viagens ou contatos em monitoramento 

A Capital continua com 16 diagnósticos positivos do coronavírus (Covid-19) até esta segunda-feira, 13. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) divulgou também que já somam 319 descartados e 860 notificações de síndromes gripais. O COE atualiza e publica os dados diariamente por meio do seu Boletim Epidemiológico. 

 

Das pessoas que contraíram a doença, uma encontra-se hospitalizada na unidade de terapia intensiva (UTI) em estado grave, conforme boletim médico divulgado pelo hospital particular nesta segunda. Oito pacientes se encontram em isolamento domiciliar e os outros sete estão recuperados. O Tocantins continua sendo o único estado brasileiro a não registrar óbito por Covid-19.

 

Quanto às formas de transmissão, dos 16 casos confirmados em Palmas, três foram infectados no exterior, seis contraíram o vírus em outros estados brasileiros e outros seis tiveram contato com moradores de Palmas que estavam infectados. O caso mais recente, descoberto no último domingo, 12, ainda está em investigação pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus).

 

De acordo com Ministério da Saúde, Palmas encontra-se com epidemia localizada em casos relacionados a viagens ou contatos em monitoramento, pacientes confirmados em isolamento domiciliar e existe possível transmissão comunitária. Por causa desse cenário os órgãos de Saúde recomendam como medida preventiva o distanciamento social para reduzir a velocidade da transmissão e permitir a aplicação das ações dos planos de enfrentamento e contingência.


Veja o Boletim Completo  

 

Cenário no Brasil

 

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, até as 17 horas desta segunda-feira, o Brasil totalizava 23.430 casos de Covid-19, com 1.328 óbitos, revelando um crescente índice de letalidade de 5,7% dos casos confirmados. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença.

 

Vacinação contra a Influenza

 

Começa na próxima quinta-feira, 16, e segue até o dia 8 de maio a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A imunização foi antecipada este ano para diminuir a incidência de síndromes gripais e auxiliar os profissionais da Saúde a descartarem a Influenza durante a triagem para diagnósticos de casos de Covid-19, pois muitos já estarão imunizados contra a gripe.

 

Os grupos da segunda etapa são os profissionais de forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores).  

 

A imunização será realizada nas 32 salas de vacinas dos Centros de Saúde da Comunidade de Palmas (CSCs). Além disso, vão ser montados pontos de vacinação na Casa de Prisão Provisória de Palmas e no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins, especificamente para atender aos públicos ligados a essas instituições.

 

Continue lendo


Vacinação contra Influenza

 

Saiba mais


Obras do Centro de Saúde de Taquaruçu e da Policlínica da Arno 31 entram em fase final

 

Feira da 304 Sul passa por adequação e funcionará em regime de rodízio para receber feirantes de outros locais


Unidades do Resolve Palmas na Capital passam a atender pelos telefones dos órgãos e e-mail