Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas tem 29 novos diagnósticos positivos para a doença e soma 694 casos

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 04 de junho de 2020 às 17:29

Capital realizou 170 testes para detectar a doença na última rotina de testagem; número de recuperados é maior que total de pacientes em recuperação

Na última rotina de exames para diagnosticar Covid-19, a Vigilância Epidemiológica de Palmas registrou 29 novos casos no Município, que agora conta com 694 casos confirmados (acumulados) da doença. Após 83 dias de monitoramento, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), até às 12 horas desta quinta-feira, 04, a Capital totaliza 6.420 notificações de síndromes gripais, número que inclui casos suspeitos do novo coronavírus, dos quais 2.963 tiveram diagnóstico descartado para a doença.


Um caso registrado no Boletim anterior foi retirado do informativo desta quinta-feira pela Vigilância Epidemiológica por ter sido contado em duplicidade. Ou seja, o total de casos registrados nesta quarta-feira é de 665 casos e não 666 como informado anteriormente.


Segundo o Boletim Epidemiológico, do total de casos confirmados, Palmas tem 369 pacientes recuperados (53,2%), 309 em isolamento domiciliar (44,5%) e oito pacientes internados. Do número de casos confirmados, a Vigilância Epidemiológica também ressalta que 149 pacientes possuem alguma comorbidade ou condição de risco para agravamento da doença. A Capital também registrou oito óbitos e a taxa de letalidade é de 1,2%.


Dos 29 casos confirmados no Boletim Epidemiológico desta quinta, o documento informa que todos cumprem isolamento domiciliar e três possuem alguma comorbidade ou condição de risco para agravamento da doença. A respeito da provável fonte de transmissão desses casos, a Vigilância aponta que nove tiveram a doença após terem contato com caso confirmado em Palmas, quatro a contraíram após viajarem ao interior do Estado, seis contraíram a doença de forma comunitária e dez casos estão em investigação epidemiológica.


Exames


Conforme a Vigilância Epidemiológica, 170 exames foram realizados na última rotina desta quarta-feira, 03, em moradores da Capital. O Laboratório Central do Estado (Lacen-TO), testou 95 pessoas e 16 tiveram diagnóstico positivo. O Laboratório Municipal de Palmas fez 62 testes e dez pacientes tiveram diagnóstico confirmado. Já a rede particular testou três pessoas e todas testaram positivo para o novo coronavírus.


Internações


A respeito das internações, o Boletim expõe que há oito pessoas da Capital internadas com a doença no Município, sendo que três são estáveis e cinco são graves. Em Palmas também há 18 pacientes de outras localidades internados com a doença, dos quais 15 estão graves e três estáveis. A Vigilância Epidemiológica também traz o quantitativo de casos suspeitos em internação. Da Capital, cinco estão internados, sendo que dois encontram-se em estado grave. Há também oito pacientes de outras localidades internados em Palmas com suspeita da doença, sendo seis estáveis e dois graves.


Leitos


Sobre a ocupação de leitos em Palmas, o Boletim Epidemiológico informa que a taxa de ocupação é de 39,8%. A Capital possui 21 leitos clínicos exclusivos para o tratamento de Covid-19 na rede pública, dos quais 18 (85,7%) estão disponíveis e três (14,3%) estão ocupados. Na rede privada são 27 leitos clínicos no total, estando 15 (55,6%) disponíveis e 12 (44,4%) ocupados.


A rede pública dispõe de 14 leitos de UTI para pacientes com a infecção pelo novo coronavírus, dos quais seis (42,9%) estão livres e oito (57,1%) encontram-se ocupados. Já os hospitais privados somam 31 leitos de UTI para Covid-19, desses, 15 (48,4%) estão disponíveis e 16 (51,6%) estão ocupados.


Fontes de contágio


Segundo os dados da Vigilância Epidemiológica, com relação ao total de 694 casos confirmados no Município, 266 (38,3%) pessoas podem ter se contaminado após contato com casos confirmados em Palmas, 305 (43,9%) se contaminaram por meio de transmissão comunitária, 65 (9,4%) em viagem para outros estados, 36 (5,2%) em viagem ou contato com caso confirmado em outro município do Tocantins, 15 (2,2%) estão em investigação epidemiológica e sete foram infectados em viagem ao exterior (1%).


Situação nacional


Dados do Ministério da Saúde mostram que até às 22 horas desta quarta-feira, o Brasil apresentava 584.016, aumento do dia 28.633 casos de Covid-19, sendo que 238.617 estão recuperados e 32.548 vieram a óbito. O aumento de óbitos do dia é de 1.349 casos, o que aponta a letalidade de 5,6% dos casos confirmados. 


Acesse o Boletim. 


A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas. 


Saiba mais 

Morador que avistarlâmpada queimada pode solicitar troca à Prefeitura por telefone 

Obras de ampliaçãode infraestrutura urbana seguem a todo vapor no Plano Diretor e no Taquari  







Edição: Lorena Karlla