Boletim coronavírus (Covid-19): Semus apura origem de infecção de 16° caso de Palmas

Secretaria da Saúde

Autor: Juliana Matos | Publicado em 12 de abril de 2020 às 19:12

Ainda que transmissão comunitária  não seja confirmada, distanciamento social e higiene frequente das mãos continuam sendo recomendadas


Um homem com idade entre 40 e 49 anos é o 16° caso confirmado de Covid-19 em Palmas. A confirmação está registrada no  Boletim Epidemiológico, deste domingo, 12, elaborado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19).

Este novo caso passa bem e já aderiu ao isolamento domiciliar. O caso será investigado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para identificação da possível origem da infecção tendo em vista a ausência de histórico de viagens ou contato com casos já conhecidos. 

Tal investigação auxiliará a Semus a esclarecer se a Covid-19 se encontra em contexto de transmissão comunitária em Palmas, a exemplo do que já acontece em outras capitais brasileiras.

Caso a transmissão comunitária se confirme, medidas de contenção de transmissão do coronavírus como o distanciamento social e reforço nos hábitos de higiene pessoal se tornam ainda mais imprescindíveis, alerta a diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros. 

Na Capital

Considerando o panorama de monitoramento do coronavírus, Palmas tem até este domingo, 12, 313 casos descartados para a Covid-19 e 830 casos notificados para síndromes respiratórias, grupo em que estão inclusos os suspeitos de Covid-19. Seis já receberam alta.

Dentre os casos confirmados, apenas um requer cuidados intensivos. Trata-se de uma mulher, com idade entre 40 e 49 anos, internada em hospital particular em quadro grave sem evolução. Não há casos confirmados de óbito relativo à Covid-19 na Capital.

Para ter acesso ao boletim epidemiológico completo, basta clicar aqui.

Informações oficiais

O reconhecimento da chegada de uma pandemia ao Brasil requer prudência e responsabilidade na transmissão de informações sobre o assunto. Para garantir que a população de Palmas tenha acesso facilitado a informações atualizadas e oficiais sobre este período de enfrentamento da Covid-19, o site da Prefeitura de Palmas (www.palmas.to.gov.br) e os perfis do Município @cidadepalmas no Twitter, Instagram e Facebook e da Semus Palmas, @semuspalmas, são os canais oficiais recomendados. 

Neles o cidadão encontra orientações de prevenção e explicações sobre quais e como os serviços municipais estão funcionando.

Além disso, a Semus também disponibilizou canais para contato  por ligação ou por mensagens de WhatsApp pelos números (63) 3218-5643 e 3218-5458 para esclarecimento de dúvidas gerais relativas ao Coronavírus e à rede municipal de Saúde.