Boletim coronavírus (Covid-19): UPAs registram baixa taxa de ocupação em Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 09 de abril de 2021 às 20:05

Medidas restritivas estão entre os fatores que levaram à redução; também nesta sexta, 9, mais 109 novos casos da doença são registrados em Palmas

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital, de acordo com as últimas publicações dos boletins epidemiológicos diários, vêm apresentando redução contínua da taxa de ocupação de seus leitos de estabilização. O Boletim Epidemiológico Nº 386, publicado nesta sexta-feira, 9, registra ocupação de 31,3% na Unidade da região Sul e de 58,1% na região Norte.

A área técnica da Saúde Municipal reitera que um dos fatores que contribuíram para que as UPAs tenham sua taxa de ocupação reduzida foi o controle do contágio por meio de medidas restritivas adotadas pelo Município. A equipe também explica que o motivo ainda não é de comemoração, já que outro dado a ser considerado é a taxa de mortalidade nos leitos hospitalares, ou seja, pacientes que ocupavam leitos de unidades intensivas nos hospitais públicos e particulares vieram a óbito, o que pode ter ocasionado a redução em suas próprias unidades.

Também no Boletim desta sexta, a Capital registra 109 casos novos, 66 mulheres e 43 homens. Dos novos casos, todos os pacientes estão cumprindo isolamento domiciliar conforme orientação da Secretaria da Saúde.

Internações

A taxa geral de ocupação de leitos exclusivos para a Covid-19 em Palmas é de 71,4%, sendo 61,6% ocupação de leitos clínicos públicos e privados, e 82,6% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na Capital, 237 pessoas estão internadas por causas ligadas à Covid-19, sendo 121 (51,1%) residentes de Palmas e 116 (48,9%) moradores de outras cidades/estados.

Retrato atual

A Vigilância Epidemiológica de Palmas informa que após 389 dias de resposta, até as 9 horas do dia 9 de abril de 2021, totaliza 147.023 notificações para síndrome gripal (SG), onde estão incluídos também os casos suspeitos para Covid-19, sendo 61.394 descartados e 36.286 casos confirmados (números acumulados) para a doença.

Testes e vacinação

Em Palmas, 327 testes foram realizados na rotina desta quinta-feira, 8. A rede municipal testou 49 pessoas, 19 tiveram diagnóstico positivo. O Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) fez 243 exames, 63 positivos. Já a rede privada e as farmácias testaram 35 pessoas, sendo 27 positivos

Até o momento, 28.521 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Palmas, 20.228 da primeira dose e 8.293 da segunda dose. Estão sendo vacinados profissionais da saúde, idosos com mais de 67 anos, idosos institucionalizados e cuidadores desses idosos.

Acesse o boletim.