Boletim Epidemiológico (Covid-19): Palmas registra mais uma morte por Covid-19 e soma 155 casos novos

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 30 de julho de 2020 às 18:50

Taxa de letalidade é de 0,7% dos casos confirmados; Capital soma 3.126 pessoas recuperadas da doença

Nesta quinta-feira, 30, o Boletim Epidemiológico de Palmas traz a confirmação do 37º óbito por complicações ocasionadas pela Covid-19 na Capital. A vítima é um homem de 38 anos que não tinha comorbidades e estava internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital público no município. A taxa de letalidade segue em 0,7%.

Após fazer 888 testes na última rotina de exames para detectar Covid-19, o Boletim Epidemiológico também confirma mais 155 diagnósticos positivos para a doença na Capital que até o momento soma 5.107 pessoas contaminadas com o novo coronavírus (número acumulado). Do total, 3.126 pacientes estão recuperados, 1.908 cumprem isolamento domiciliar e 36 estão internados.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, após 136 dias de monitoramento, o município contabiliza 27.494 notificações para síndrome gripal, número que inclui casos suspeitos para Covid-19, dos quais 10.060 tiveram diagnósticos descartados.

Testes

O Boletim revela que 888 pessoas foram testadas na Capital em exames para diagnóstico e rastreio. Testes para rastreio são realizados em trabalhadores da saúde, segurança pública e nas unidades prisionais para descobrir novos casos e apontar a quantidade de moradores que já tiveram contato com o vírus.

O Laboratório Municipal de Palmas realizou 381 testes para rastreio, sendo que 22 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. Para diagnóstico 507 exames foram realizados. O Laboratório Central do Estado (Lacen) testou 73 pacientes e 40 tiveram confirmação para o vírus. O Laboratório Municipal processou 99 testes e 54 tiveram diagnóstico positivo. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte testou três pacientes que tiveram confirmação do diagnóstico para o coronavírus. Já a rede privada realizou testes em 332 pessoas, 58 foram confirmadas para a doença.

Internações

A taxa de ocupação hospitalar em Palmas é 73,8%. Já a taxa de ocupação de leitos clínicos públicos e privados atingiu 70,5% e a ocupação de leitos de UTI públicos e privados é de 76,7%.

Estado de saúde

Dos 36 residentes de Palmas internados com Covid-19 na Capital, 20 são graves e 16 são estáveis. Outros 30 moradores do município estão internados com suspeita para a doença.

Sobre pacientes de outras localidades internados na cidade, o Boletim informa que 33 encontram-se hospitalizados em Palmas com o vírus, sendo 24 graves e nove estáveis, além de outros nove pacientes internados com suspeita para a doença.

Forma de Contágio

Sobre as possibilidades de contágio do total acumulado, o Boletim Epidemiológico mostra que 2.082 (40,8%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 2.405 (47%,1) contaminaram-se por transmissão comunitária, 314 (6,1%) estão em investigação epidemiológica, 158 (3,1%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins, 141 (2,8%) foram infectados após viagem ou contato com casos de outros estados e sete (0,1%) estiveram em viagem no exterior.

Situação nacional

Dados do Ministério da Saúde apontam que até esta quarta-feira, 29, o Brasil somava 2.552.265 casos de Covid-19 (aumento do dia: 69.074), sendo 90.134 óbitos desde o início da pandemia (aumento do dia: 1.595 óbitos). A letalidade é de 3,5% dos casos confirmados.

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas.

Acesse o Boletim.

Covid-19: efeitos da pandemia na rotina e saúde mental de crianças