Boletim Epidemiológico do Coronavírus (Covid-19): Palmas tem 51 casos investigados, 15 descartados e dois casos confirmados

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 21 de março de 2020 às 17:47

Segundo caso de contaminação pelo coronavírus em Palmas teve sua confirmação nesta sexta-feira, 20, por volta das 22 horas, por um laboratório da rede privada de saúde.

A edição do Boletim Epidemiológico do coronavírus (Covid-19) traz neste sábado, 21, os novos números de casos monitorados na Capital. Até o final desta tarde, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas COVID-19) registrou 51 casos, sendo que 02 tiveram a confirmação positiva para o coronavírus e 15 descartados.

 

O segundo caso de contaminação pelo coronavírus em Palmas teve sua confirmação nesta sexta-feira, 20, por volta das 22 horas, por um laboratório da rede privada de saúde. De acordo com os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Palmas (CIEVS), o caso já havia sido notificado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a paciente estava em observação domiciliar. Durante a semana, a paciente teve uma piora no seu quadro de saúde e foi internada em leito de UTI de hospital privado, mas teve alta na sexta-feira passada.

 

Todas as pessoas que tiveram contato mais próximo com essa pessoa estão sendo monitorados e os dados repassados ao Ministério da Saúde que, posteriormente, informa à instância estadual, como é o protocolo.

 

Atendimento Samu

 

Na tarde deste sábado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu a uma ocorrência na Arse 21, por volta das 13 horas. O paciente atendido apresentava tosse e falta de ar e foi conduzido pela equipe de socorristas até um hospital particular da Capital.

 

O homem relatou aos profissionais do SAMU que é portador de bronquite asmática e teve contato com a primeira pessoa a testar positivo para o Coronavírus em Palmas. O paciente informou ainda que trabalha na área de segurança pública.

 

A equipe do CIEVS já está realizando o monitoramento do caso e solicitou o isolamento domiciliar de todos que tiveram contato com o paciente suspeito de infecção pelo coronavírus.

 

A Prefeitura de Palmas reitera novamente a recomendação para que a população permaneça em casa, em isolamento social, a fim de evitar a propagação da doença e reafirma que está dedicando todos os seus esforços para manter sob controle a propagação do vírus em nossa cidade. A prioridade máxima é salvar vidas e, para isso, o apoio da população é essencial.

 

Disque Coronavírus

 

Técnicos especialistas da rede de saúde de Palmas estão aptos para tirar dúvidas sobre os sintomas da doença, formas de prevenção e de isolamento, além de como proceder em caso suspeita do contágio.

 

Em Palmas, o serviço entrou em funcionamento na última quarta-feira, 18, como teste, e há dois dias vem funcionando nos períodos de 7 às 19 horas. Os atendimentos são feitos pelos números (63) 3218-5643 e 3218-5458.

 

Os profissionais da Semus estarão à disposição de segunda a sexta-feira para informar sobre os sinais e sintomas da Covid-19 e também para orientar sobre quando as pessoas devem procurar os serviços de saúde e receber notificações de casos suspeitos de infecção pelo vírus.

 

Disque Saúde 136

 

O Ministério da Saúde também oferece atendimento via telefone em todo o território nacional por meio do Disque Saúde 136, esclarecendo acerca da doença e de outros assuntos relacionados à área da saúde.

 

Outra maneira de sanar dúvidas e adquirir informações confiáveis é por meio do aplicativo ‘Coronavírus SUS’, também disponibilizado pelo Ministério da Saúde nos serviços de download App Store e Play Store.

 

Saiba mais

 

Coronavírus: Forças de Segurança voltam às ruas em fiscalização nos estabelecimentos comerciais da Capital

 

Fiscais checam cumprimento de medidas de contenção da Covid-19 em Palmas

 

Dique Coronavírus (Covid-19): Técnicos da Saúde de Palmas tiram dúvidas sobre sinais e sintomas

 

Especialista alerta sobre precaução que devem ser adotadas pelos profissionais de saúde

 

Visa de Palmas interdita empresa por oferecer risco de transmissão do coronavírus aos funcionários

 

Saiba quais estabelecimentos terão atendimentos suspensos em Palmas