Bolsões de estacionamento da Avenida LO-9 estão sendo preparados para receber asfalto

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 28 de setembro de 2023 às 10:09

Etapa atual da obra de requalificação da antiga pista do aeroporto se concentra nessas áreas

Os estacionamentos da Avenida LO-9, em Palmas, estão em obras com serviços avançados. Os quatro bolsões de estacionamento da área comercial da Arso 31 (303 Sul) já estão com ramais de drenagem executados, com as valas aterradas e o tratamento de base já concluído. A previsão é de que na próxima semana seja iniciada a imprimação, isto é, impermeabilização desses estacionamentos. Esta é a etapa que antecede a aplicação de asfalto.

Dois dos bolsões da área comercial da Arso 41 (403 Sul) estão no mesmo estágio, aguardando imprimação. Nos outros dois, estão em execução, nesta quinta-feira, 28, a abertura de valas para instalação de ramais de drenagem pluvial. Estes ramais serão ligados às tubulações já instaladas no centro da avenida, onde será executado futuramente o canteiro central da antiga pista do aeroporto.

Considerando só a avenida, já foram executados, até o momento, cerca de 600 metros de galeria pluvial, desde os cruzamentos da Av. LO-9 com a NS-1 e com a NS-3. A avenida segue com faixas de circulação reduzidas e sinalizadas em função da movimentação de máquinas pesadas.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) supervisiona a execução da obra, que é orçada em R$ 10.263.957,40. O recurso é oriundo de recurso do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A empresa executora é a EHL, vencedora de concorrência pública.

Está no projeto

As melhorias anunciadas para a Avenida LO-9 vão requalificar toda a avenida, desde a rotatória com a NS-1 até a NS-15. Toda a avenida ganhará drenagem pluvial, terraplanagem, iluminação em diodo emissor de luz (LED), sinalização viária, ciclovia, paisagismo e outras melhorias.

No primeiro segmento, a área comercial da Arso 31 e 41 tem melhorias específicas previstas, entre elas calçadas mais largas e com acessibilidade, pavimentação asfáltica dos bolsões de estacionamento e espaços de convivência com academia ao ar livre e playground.