Bombeiros em Ação: Taquaruçu é beneficiado com ações sociais e educativas gratuitas

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Juliana Matos | Publicado em 05 de outubro de 2019 às 12:56

Ação aconteceu na manhã deste sábado, 06, no distrito em dia dedicado às crianças

As crianças que compareceram ao Projeto Bombeiros em Ação na manhã deste sábado, 06, em Taquaruçu, Distrito ao Sul de Palmas, puderam aprender dentro de uma minicidade fundamentos de um trânsito seguro. Uma sala de jogos temáticos também atraiu atenção dos pequenos.

O aprendizado com brincadeiras foi estimulado por servidores da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da simulação de travessia segura usando a faixa de pedestre e de explicações dos significados de placas e outros recursos de orientação no trânsito real  também foram realizadas para facilitar a compreensão das crianças.

A gerente de Educação para o Trânsito, Kerlen Parrião, explicou que a ideia é facilitar a compreensão do trânsito pelas crianças e disseminar mais conhecimento prático sobre segurança.

Educação ambiental

Já a Fundação de Meio Ambiente (FMA) ofereceu, também em estande dentro do Colégio Estadual Duque de Caxias, que sediou as atividades, orientações sobre programas municipais de gestão de resíduos, a exemplo do Palmas Coleta e do Renova Palmas. Tratam-se de programas de incentivo à segregação de materiais recicláveis e de reutilização de óleo de cozinha usado, respectivamente.

A FMA também ofereceu palestra instruindo pais e crianças sobre como reaproveitar resíduos orgânicos em compostagem. "É algo que contribui para aproveitar restos de alimentos e folhas secas para se produzir em casa adubo orgânico para aproveitamento em pequenas hortas e em jardinagem", detalhou o diretor de Gestão Ambiental, Marcelo Grison.

No estande também foram distribuídas mudas nativas."É algo que pode incentivar pais e crianças no plantio e cuidado de uma árvore", acrescentou Grison.

A Prefeitura de Palmas é parceira do Projeto Bombeiros em Ação, em sua 21ª edição. O projeto ocorreu junto ao 10° Ação Geral Ebenézer, da Igreja Batista Ebenézer, e outros parceiros para oferecer um dia gratuito de entretenimento e ações sociais, de atendimento médico e odontológico para crianças de Taquaruçu e região no Colégio Estadual Duque de Caxias.