Brigada municipal segue com combate aos focos de incêndio na Serra do Lajeado

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 30 de agosto de 2021 às 11:04

Incêndio florestal teve início na manhã do último sábado, 28; duas brigadas atuam na região de Taquaruçu, nesta segunda, 30

Duas equipes compostas por oito brigadistas da Brigada Previncêndios de Palmas continuam atuando no combate aos focos de incêndio, que tiveram início na Serra do Lajeado, na manhã do último sábado, 28. Duas equipes da Brigada de incêndio municipal estão nesta segunda-feira, 30, na região de Taquaruçu Grande, onde há duas frentes do incêndio na serra, sendo uma na região do Morro da Tartaruga e outra na região de Taquaruçu Grande.

Os dois focos de incêndio foram identificados pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que fez um sobrevoo na Serra do Lajeado logo pela manhã desta segunda, 30.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel, a Brigada de incêndio de Palmas está encontrando dificuldades de acesso devido à topografia do terreno. “Nos dois focos o fogo está na encosta, dificultando o acesso dos nossos brigadistas até a linha de fogo", disse, acrescentando que a equipe está monitorando o fogo no local até encontrar um local acessível para combatê-lo.

Durante o combate aos focos, a Brigada Municipal está operando com duas viaturas de combate a incêndios florestais que contam com dois reservatórios com capacidade para mil litros de água, cada uma com motor bomba, mangueiras, abafadores, sopradores e bombas costais.

O incêndio florestal que vem consumindo a Serra do Lajeado deste o último sábado está sendo combatido pela Brigada Previncêndios (Brigada Municipal), Brigada Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).