Brigada de Palmas já participou de mais de 136 combates

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Georgethe Pinheiro - Secom/Palmas | Publicado em 27 de setembro de 2023 às 15:17

Autorizações ambientais para realização de queimadas estão suspensas até 30 de outubro

O trabalho executado pela Defesa Civil, por meio da brigada do Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio) de Palmas, tem sido fundamental para evitar que as queimadas no município tomem dimensões de incêndio. Desde 17 de julho até esta quarta-feira, 27, as equipes já haviam participado de 136 combates.

O superintendente da Defesa Civil, Bruno Maciel Grama, comentou, que fatores como baixa umidade, altas temperaturas e ventos, aliados à insistência de algumas pessoas em realizarem queimadas para limpeza de quintais, limpeza de roças, queimas de descartáveis, estão entre os principais motivos para as queimadas descontroladas e até ocorrências de incêndios, tanto no meio rural, quanto no meio urbano.

Maciel lembra que as autorizações ambientais para realização de queimadas neste ano foram proibidas pelo governo do Tocantins, no período de 20 de julho a 30 de outubro, com o intuito de prevenir a propagação do fogo no período de estiagem. Ele orienta que quem flagrar pessoas que insistem nesta prática, devem denunciar a situação pelo telefone da Guarda Metropolitana de Palmas 153, Bombeiros 193 e Polícia Militar 190.