Brigadistas de Palmas aprimoram conhecimentos sobre direção defensiva durante ocorrências

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 02 de setembro de 2021 às 13:08

Capacitação para condutores da Brigada de Incêndio de Palmas aconteceu nessa quarta-feira, 1º, e quinta-feira, 02, no IVM

Com o objetivo de conduzir de forma segura veículos de emergência em circunstâncias operacionais nas vias em meio ao trânsito, os integrantes da Brigada PrevIncêndio de Palmas participaram nesta quarta-feira, 1º, e quinta, 02, do Curso de Direção Defensiva e Tática no Trânsito. Ministrado pelos agentes de Trânsito Josimar Pereira dos Santos Alencar e Hugle Carneiro Ivo Dias, o curso contou com aulas teóricas sobre legislação de trânsito e aulas práticas de Direção Defensiva em veículos de tração 4X4.

Durante as aulas práticas, o instrutor Hugle Carneiro demonstrou o funcionamento da viatura 4x4, depois os alunos fizeram juntamente com o monitor a canalização da viatura (que é a sinalização com cones).  “Ensinamos a parte de conhecer o veículo, saber as limitações do equipamento, utilização do giroflex, da sirene, da canalização da viatura para acessar o hidrante, modo de passagem e ultrapassagem, como estacionar o veículo de forma segura, circulação da viatura, e introdução a utilização do veículo 4x4, além de como usar o tracionamento para que eles saiam daqui aptos a fazer essa utilização da prática diária”, completou o agente de trânsito.

Na operação diária de combate a incêndio, o grupo dos 17 brigadistas é dividido em duas equipes: Bravo e Alfa, que trabalham em dias alternados, das 7 às 19 horas, combatendo incêndios florestais em áreas urbanas e rurais de Palmas. O brigadista e chefe da equipe Bravo, Wellington Gomes da Silva, ressaltou a importância da capacitação para o desempenho da equipe nas atividades diárias. “O curso vai servir de aprimoramento, principalmente na questão do atendimento as ocorrências. Algumas pessoas tinham dúvidas do que era ou não permitido fazer com a viatura em casos de urgência”.

O curso

Realizado no Instituto 20 de Maio, o curso foi direcionado a toda equipe e não apenas aos servidores que atuam como motoristas das viaturas. O conteúdo abordou a condução correta de veículos de emergência em circunstâncias operacionais nas vias em meio ao trânsito para a compreensão do comportamento dinâmico do carro e da busca por uma excelência nas manobras de emergência.

“Para nós que trabalhamos em operações aparecem diversas situações. Como motorista já temos muita atenção, mas com esse curso vamos melhorar ainda mais nossas habilidades”, relata um dos motoristas da equipe Bravo, Thayllon Vitor Fernandes.