Brigadistas recebem capacitação sobre recuperação de áreas queimadas

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 10 de outubro de 2023 às 13:57

Plantio de árvores nativa do Cerrado deve iniciar em breve, com a estabilização do período de chvas

O trabalho de recuperação das áreas atingidas por queimadas, com o plantio de árvores da flora nativa do Cerrado, realizado pela Superintendência Municipal de Defesa Civil (SDCM) deve iniciar em breve, tão logo o período de chuvas seja estabilizado. Nestas terça e quarta-feira, dias 10 e 11 respectivamente, os plantonistas da brigada de incêndio de Palmas estão passando por uma capacitação sobre o manejo das plantas, oferecida pelo Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas (PrevIncêndio), por meio da Defesa Civil do Município e da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).

A qualificação está sendo ministrado pelo engenheiro-agrônomo da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) Roberto Campos, responsável pelo viveiro de produção de mudas de árvores do Município. As informações repassadas no curso abordam técnicas de plantio que vão desde a melhor espécie para cada região da cidade, até a distância adequada entre uma árvore e outra.

O plantio das áreas atingidas pelo fogo faz parte da estratégia municipal de enfrentamento às queimadas, dividida em três etapas: a prevenção, cujo foco é a conscientização do cidadão, o combate e o de recuperação de áreas degradadas, que ajuda a recompor locais atingidos pelo fogo.