‘Cabeça de Nêgo’ e ‘Pacarrete’ continuam em exibição Cine Cultura

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 27 de outubro de 2021 às 18:07

Na programação válida de 28 de outubro a 03 de novembro consta ainda outras cinco produções

Aclamados pela crítica e pelo público, os longas-metragens ‘Cabeça de Nêgo’ e ‘Pacarrete’ continuam em cartaz no Cine Cultura. As duas obras, que são produtos do cinema cearense, abordam temas sociais como o racismo, a educação e as dificuldades da classe artística. As sessões são nesta quinta-feira, 28, às 20h10 e sábado, 30, às 18h10 respectivamente.

Para a curadora do Cine Cultura, Elisângela Dantas, a programação mostra a força do estado do Ceará no cenário cinematográfico, além de afirmar o compromisso do Cine Cultura com o audiovisual brasileiro. “Obras como ‘Pacarrete’ e ‘Cabeça de Nêgo’ têm mostrado como o estado do Ceará vem com grandes produções, o que também fortalece a cena do cinema nacional, além de levar assuntos importantes para reflexão e debate", afirma.

A programação, que vai do dia 28 de outubro a 03 de novembro, conta ainda com outros cinco filmes: ‘Meu Fim. Seu Começo’, ‘Curupira - O Demônio da Floresta’, ‘O Homem que Vendeu sua Pele’, ‘DNA’ e ‘Los Lobos’.

Pacarrete

Nascida e criada em Russas (CE), Pacarrete alimenta desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha. Mas as mulheres nasceram para casar e ter filhos em sua conservadora cidade. Ela parte para Fortaleza, onde consegue se consolidar como bailarina clássica e se torna professora de dança. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal. Lá, ela pretende continuar seu trabalho artístico, mas só encontra desrespeito à sua arte.

O longa foi agraciado com oito ‘kikitos’ de ouro no 47º Festival de Cinema de Gramado em 2019, além de 15 indicações ao GP do Cinema Brasileiro que será realizado em novembro de 2021.

Cabeça de Nêgo

Inspirado em um livro dos ‘Panteras Negras’, o jovem Saulo Chuvisco tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns colegas e professores. Após reagir a um insulto racista, ele é expulso, mas se recusa a deixar as dependências da escola por tempo indeterminado, dando início a uma grande mobilização coletiva.

‘Cabeça de Nêgo’ foi o vencedor do troféu ‘Mucuripe’ de melhor longa da mostra ‘Olhar do Ceará’, eleito pelo júri oficial; e foi eleito o melhor longa-metragem cearense pela Associação Cearense de Críticos de Cinema em 2020. Também foi exibido no Festival de Tiradentes; no Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe; na Mostra Retroexpectativa 2020/2021 do Cinema do Dragão; no Festival de Cinema de La Plata (Argentina); no International Film Festival (EUA), entre outros.

Confira a programação completa:

Quinta: 28/10/2021

20h -Pacarrete, Allan Deberton

Drama| Brasil|2020 95’

Sinopses

Curupira – O Demônio Da Floresta.

Sinopse: O que parecia apenas um passeio de fim de semana acaba se tornando o maior desafio da vida de seis jovens, presos e perseguidos por uma criatura misteriosa. Beto, Marcos, Diana, Kauã, Carol e Jéssica precisam desesperadamente fugir daquele pesadelo e só um velho caçador poderá ajudá-los. Se você gosta de terror, este é o momento que esperava! Curupira – O Demônio Da Floresta.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ePUd_39nI9k

Cabeça de Nêgo

Sinopse: Inspirado por um livro dos ‘Panteras Negras’, o jovem Saulo Chuvisco tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns colegas e professores. Após reagir a um insulto racista, ele é expulso, mas se recusa a deixar as dependências da escola por tempo indeterminado, dando início a uma grande mobilização coletiva.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=HPE6_1-Ss-k

Los Lobos

Sinopse: Max e Leo têm 8 e 5 anos, e acabam de imigrar para os Estados Unidos com a mãe. Seus dias passam dentro de um minúsculo apartamento, enquanto esperam sua mãe voltar do trabalho, com a esperança de viajar para a Disney e finalmente conhecer o mundo lá fora. Porém, os meninos terão que crescer prematuramente para entender as motivações de sua mãe.

Trailer: https://youtu.be/1F4pJuFSmko

O Homem que Vendeu sua Pele

Sinopse: O filme acompanha Sam Ali, um jovem sírio sensível e impulsivo que trocou seu país pelo Líbano para escapar da guerra. Para poder viajar para a Europa e recuperar o amor de sua vida, ele aceita ter suas costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos mais cultuados do mundo. Transformando seu próprio corpo em uma obra de arte de prestígio, Sam perceberá, entretanto, que sua decisão pode significar qualquer coisa, menos liberdade.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=pFv7EXz1tJI

DNA

Sinopse: Neige, divorciada e mãe de três crianças, visita regularmente Emir, seu avô argelino, vivendo agora num asilo para idosos. Ela adora e admira aquele que exerce o papel de sustentáculo da família, o homem que a criou e que sobretudo a protegeu da atmosfera tóxica que marcava o relacionamento com os pais. As relações entre os muitos integrantes da família são complicadas e a morte do avô acabará por desencadear uma tempestade familiar e uma profunda crise de identidade em Neige.

Trailer: https://youtu.be/q90qN-XY6b0

Meu Fim. Seu Começo

Sinopse: Nora e Aron se apaixonam à primeira vista quando se encontram no metrô em um dia chuvoso, mas a intensa história de amor entre os dois é interrompida quando Aron é baleado em um assalto a banco e acaba morrendo nos seus braços. O tempo fica em suspenso para Nora. Na busca por suporte e estabilidade, ela acaba se envolvendo com um estranho, mas tem a sensação de que já o conhece.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=00AEWz9-65I&t=2s