Cães e gatos recebem vacinação contra a raiva neste sábado, 07, no Centro de Saúde da Arso 41

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 07 de março de 2020 às 13:12

A primeira etapa das ações de imunização acontecerá até 4 de abril, sempre aos sábados


Moradores da quadra Arso 41 (403 Sul) e região aproveitaram o sábado e levaram os seus pets para receber a imunização contra a raiva. Uma equipe de agentes de combate às endemias da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ) montou o posto de vacinação em frente ao Centro de Saúde da Comunidade da quadra, em funcionamento das 8 às 17 horas. 

O senhor Dejanildo Silva Brito, morador da Arse 61 (604 Sul), levou os seus gatos para serem vacinados logo pela manhã. Ele conta que gosta muito dos felinos e atualmente cuida de seis em sua residência. “Todos os gatos viviam na rua e, a princípio, a ideia era acolher e depois levar para serem adotados. Mas eu e a minha família nos apegamos e hoje moram com a gente. Sempre tomamos o cuidado de vacinar contra a raiva e outras doenças”, enfatizou.     

A UVCZ tem como meta imunizar aproximadamente 4.332 animais nesta primeira etapa de vacinação de 2020, que acontecerá todos os sábados até o dia 4 de abril em algumas quadras de Palmas. 

O gerente da UVCZ, Auriman Cavalcante, explica que as doses recebidas pelo Município são insuficientes para realizar uma campanha mais abrangente. Por isso, foram priorizadas as localidades que registraram acidentes com morcegos recentemente. “Outro critério utilizado para a escolha das quadras foi aquelas com maior população de cães e gatos”, ressaltou, acrescentando que estão previstas outras etapas de vacinação antirrábica ao longo do ano, conforme novas remessas do imunizante forem enviadas pelo Ministério da Saúde.  

Cronograma

29/02 - Setor Santa Bárbara - Escola Municipal de Tempo Integral Santa Bárbara

07/03 - Arso 41 (403 Sul) - Centro de Saúde da Comunidade

14/03 - 409 Norte - Centro de Saúde da Comunidade

21/03 - jardim Aureny III - Colégio Estadual Girassol Rachel de Querós e Escola Est. Liberdade

28/03 - Setor Taquari - Centro de Saúde da Comunidade e Escola Mun. Lúcia Sale P. Ramos

04/04 - 407 Norte - Escola Municipal Professor Paulo Leivas