Caes Ewaldo Borges realiza ações em alusão ao Dezembro Vermelho

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 01 de dezembro de 2023 às 12:32

Abertura oficial da campanha acontece às 16h30, com apresentação da banda da GMP

As ações voltadas para a conscientização da prevenção do HIV/Aids começaram cedo nesta sexta-feira, 1º, no Centro de Atenção Especializada (Caes) Dr. Ewaldo Borges de Resende, localizado na Av. Teotônio Segurado, quadra ACSU-SE 110 (1.102 Sul). Durante todo o dia, equipes de saúde farão palestras, aconselhamento e testagem rápida em alusão ao Dezembro Vermelho. A abertura oficial da campanha será às 16h30 com apresentação da banda da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). 

De acordo com o infectologista do Caes, Alfredo Cavalcante, as ações têm como foco abordar sobre a prevenção, tratamento, diferença de HIV e Aids, Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEp) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). “A incidência da doença ainda existe e prova disso foi um levantamento rápido feito pelo sistema da prefeitura, em que do dia 1º de janeiro a 22 de novembro deste ano, foram 240 casos notificados, quase uma média de um por dia”, explica o médico.  

Ele reforça que existem várias formas de transmissão, mas que o principal fator de risco é a falta de preservativo durante as relações sexuais. “O uso de camisinha é o melhor método de prevenção por via sexual, mas também temos uso de PrEp para grupos específicos como profissionais do sexo, população transsexual, homossexual, pessoas com exposição de risco recorrente ou que vivem com um parceiro, com HIV, entre outros.”  

 

Preservativo

Para fazer o alerta da importância do uso do preservativo, a Zara Ramos - o cão prevenção e a Camisinha Amiga, participaram da ação de orientação aos usuários do Caes na manhã desta sexta-feira,1º.  Para Karina Ramos, mãe da cadelinha, essa é uma forma lúdica de reforçar a população que tenha sempre em mãos o objeto e façam realmente o uso dele.