Câmara Temática irá construir o Termo de Referência do Plano de Mobilidade

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Luiz Henrique Machado | Publicado em 11 de setembro de 2013 às 09:24

Durou cerca de duas horas a reunião da Câmara Temática do Plano de Mobilidade, uma das três que foram criadas pelo Conselho de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte,  composta por representantes de sete órgãos. O Plano é uma exigência da Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela presidência da República em janeiro de 2012, mas por aqui ainda dará os primeiros passos. As discussões aconteceram na sede do Conselho de Arquitetos e Urbanistas – CAU, na 104 Sul.

Em sua primeira reunião desde que foi criada há cerca de um mês, a Câmara apresentou a falta de recursos financeiros, condições técnicas e também tempo hábil ao justificar em sua sugestão ao Conselho, a contratação de uma consultoria especializada na elaboração do Plano de Mobilidade para a Capital, ficando a cargo da Câmara Temática a elaboração do Termo de Referência para a contratação do mesmo.

Outra decisão no encontro dos membros é quanto à participação de instituições parceiras na elaboração do Termo de Referência, documento que norteará a realização do Plano, ou seja, dirá o que a empresa a ser contratada deverá executar. Entre as instituições convidadas está a Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Transporte – Samot, que deverá enviar à Câmara Temática o material já existente em relação ao documento.

A Câmara de Plano de Mobilidade  terá como coordenador, o arquiteto Giordani Martins da Silva, do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (IMPUP).