Campanha de vacinação contra Poliomielite termina nesta sexta-feira

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 29 de setembro de 2022 às 14:26

Com 9.100 doses aplicadas, a procura em Palmas foi baixa e atingiu apenas 50% da meta

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) será encerrada oficialmente nesta sexta-feira, 30, destinada para crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. Até o momento, foram aplicadas 9.100 doses do imunizante no público alvo desde o início da mobilização, um número considerado baixo, equivalente apenas a 50% da meta (18 mil) estipulada para a Capital.

“Isso é preocupante, tendo em vista que a Organização Mundial de Saúde já notificou o Brasil como um risco iminente de reintrodução do vírus, por isso cabe os pais levarem os filhos para se protegerem”, explica o gerente da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), Hugo Botelho.

A vacina é a única forma de proteção contra o vírus que causa paralisia infantil. Por isso, para esta sexta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ressalta que a aplicação do imunizante segue nas Unidades de Saúde da Família (USFs) até as 17 horas e na Feira da 304 Sul (Arse 31) também terá um ponto de vacinação das 16 às 20 horas.

Conforme previsto na Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes, a  Vacina Oral Contra Pólio (POV) faz parte do esquema vacinal de proteção da criança. Dessa forma, mesmo após o encerramento da campanha, o imunizante continuará disponível nas 34 salas de vacinas das USFs.