Campanha Dezembro Vermelho será realizada em Palmas com ações educativas e preventivas contra o HIV/AIDS

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 29 de novembro de 2019 às 16:32

O dia 1º de dezembro é considerado o Dia Mundial de Combate à HIV/AIDS


Em alusão a campanha 'Dezembro Vermelho', que marca  mobilização nacional na luta contra o HIV e a AIDS, a partir de sábado, 30, serão realizadas ações de educação em saúde em casas noturnas e outros pontos da Capital. A programação segue durante todo o mês de dezembro e está sendo organizada pela Coordenação Técnica das Doenças Infectocontagiosas, da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus). 



A campanha contará com a ajuda de toda a rede municipal de saúde da Capital, que oferece nos Centros de Saúde da Comunidade testes rápidos e orientações sobre a necessidade de prevenção, bem como tratamento adequado para as pessoas infectadas pelo vírus ou que desenvolveram a doença. 



Para o enfermeiro da Semus, Eduardo Silva, a preocupação com a prevenção deve ser constante. “Ao questionarmos a população sobre a importância do uso da camisinha, todos afirmam que é fundamental, pois previne contra muitas doenças. Mas quando perguntamos se utilizam o preservativo, notamos que a ação não condiz com a fala”, disse o profissional.

 

Conforme levantamento feito pela Semus, em 2019 foram registrados (até o mês de novembro) 114 novos casos de HIV/Aids em Palmas. O vírus atinge principalmente pessoas do sexo masculino na faixa etária entre 20 a 29 anos.



Ações da Semus



30/11 - Distribuição de camisinhas e gel lubrificante na Boate Lanterna em alusão ao Dia Mundial de Combate à HIV/AIDS




06/12 - Palestra sobre ISTs na Escola Maria Júlia (Aureny III)



09/12 - Ação de testagem rápida e educação em saúde aos profissionais da Semus



10/12 - Testagem rápida e educação em saúde aos profissionais que trabalham na CPP 



11/12 - Seminário da Prevenção Combinada



12/12 - Ação em conjunto com o CSC Laurides, Blitz Educativa na Avenida da Estação do Aureny III com entrega de folders contendo informações sobre Prevenção das IST’s, entrega de preservativos e divulgação da realização de Testes Rápidos no CSC 



13/12 - Ação em Saúde na Praça da Estação do Aureny III, com realização de testes rápidos, entrega de folders e de camisinhas



Serviços prestados nos Centros de Saúde da Comunidade 



Educação em saúde na sala de espera com abordagem sobre prevenção e tratamento de ISTs com foco em HIV/AIDs.



Oferta de teste rápido



Oferta de consultas com foco em sexualidade

 

 

Edição: Lorena Karlla