Campanha Maio Amarelo chega ao Cmei Chapeuzinho Vermelho na região norte da Capital

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 26 de maio de 2022 às 13:28

Pela manhã crianças aprenderam e se divertiram ao participar da inauguração da 'Minicidade'

Dando continuidade às ações da Campanha Maio Amarelo 'Juntos Salvamos Vida', a equipe de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) de Palmas esteve na manhã desta quinta-feira, 26, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Chapeuzinho Vermelho, na quadra Arno 73 (607 Norte), para a inauguração do projeto educativo e pedagógico da ‘Minicidade do Trânsito’.

Inaugurada pela comunidade escolar, sob os olhares de aproximadamente 200 crianças, a ‘Minicidade do Trânsito’ já foi usada para promover a diversão e a conscientização, com atividades pedagógicas e educativas, como as dicas de segurança no trânsito e orientações aplicadas pelos mascotes da equipe de Educação para o Trânsito 'Vidinha e Amarelinho'. O espaço conta com equipamentos que ajudam a simular situações do cotidiano no trânsito, com a demonstração de faixa de pedestres, placas de trânsito, sinalização horizontal, semáforos, cones, entre outros.

Para a diretora do Cmei Chapeuzinho Vermelho, Cleide Milhomem, o projeto da 'Minicidade do Trânsito' é mais uma conquista da comunidade escolar. “Essas crianças serão futuros condutores e pedestres, e da forma como estamos trabalhando esse projeto pedagógico, elas se tornarão cidadãos conscientes no trânsito e em todas as ações da vida”.

De acordo com o secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Araújo, de forma lúdica é possível orientá-las sobre a forma correta de atravessar na faixa de pedestre, respeitar a sinalização e ter maior atenção no trânsito. “As ações como essa permitem uma maior aproximação entre as crianças e o tema da campanha, e com isso, é possível desenvolver medidas de curto prazo, como, por exemplo, cobrar do pai a obediência no trânsito e, de longo prazo, que é formar cidadãos conscientes” finalizou.

Semana Mundial do Brincar

O Cmei Chapeuzinho Vermelho aproveitou o evento para aliar a programação do Maio Amarelo, uma agenda repleta de atividades pedagógicas e educativas voltadas à educação para o trânsito, alinhadas com a Semana Mundial do Brincar (SMB), promovida anualmente pelo movimento ‘Aliança pela Infância’ e que está sendo desenvolvida nas unidades educacionais da rede municipal, no período de 21 a 29 de maio.

Seguindo a temática do evento, as crianças do Cmei deram um show nas apresentações e mostraram que o brincar é a umas das atividades mais importantes para se aprender os ensinamentos repassados. Teve ainda exposição de vários brinquedos tradicionais que foram confeccionados a partir de material reciclável, como garrafas pets, caixa de leite, dentre outros.

A secretária municipal de Educação (Semed), Cleizenir dos Santos, elogiou o projeto pedagógico desenvolvido pela gestão escolar em parceria com a Secretaria municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). “A ideia é essa, educar nossas crianças de forma lúdica, pois as próprias crianças acabam levando esse aprendizado às suas famílias, tornando assim, um trânsito mais humanizado”, disse.