Campanhas ‘Agosto Dourado’ e ‘Semana do Bebê’ mobilizam profissionais de saúde e comunidade na Capital

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de agosto de 2019 às 15:42

Durante todo o mês de agosto, os Centros de Saúde da Comunidade realizam programação com orientação a mães e pais


Conscientizar mães e pais sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento do bebê é o objetivo da campanha social Agosto Dourado que será realizada em Palmas durante todo este mês nos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs). O tema deste ano é ‘Empoderar mães e pais - Favorecer a amamentação hoje e para o futuro’ e a abertura da programação será na próxima segunda, 05, às 14 horas, no CSC Novo Horizonte (Jardim Aureny IV).



Para a abertura, a equipe do CSC Novo Horizonte mobilizou as gestantes atendidas pela unidade que participarão de roda de conversa sobre amamentação com a participação da equipe do Banco de leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina, compartilhamento de vivências de mães lactantes, distribuição de repelentes para gestantes, além de sorteio de brindes e mesa de frutas.



A enfermeira Isabela Eulálio ressalta a importância do leite materno para o desenvolvimento pleno do bebê. “O leite materno é o primeiro alimento da nossa vida logo quando chegamos ao mundo. É através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas. É um alimento crucial, pelo menos nos primeiros meses de vida, reduzindo assim o índice de mortalidade infantil, conforme a Organização Mundial de Saúde”, destaca.



Isabela explica porque os bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida. “Diferente dos demais tipos de leite que normalmente são comercializados, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças”, ressalta a enfermeira, recomendando a introdução de outros alimentos só a partir dos seis meses. “A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares e manter o aleitamento materno. As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade”, afirma.




A Campanha do Agosto Dourado objetiva também conscientizar não só mães e pais, mas a família, colegas de trabalho e comunidade em geral, com uma abordagem inclusiva, para que haja uma proteção social equânime de mães e pais que inclua medidas como licenças remuneradas, e apoio no local de trabalho que pode ajudar a criar um ambiente propício para o aleitamento materno no contexto dos setores de trabalho formal e informal.



Semana do Bebê

 

 

Dentro da programação do Agosto Dourado acontece também a Semana do Bebê com mobilizações nos Centros de Saúde da Comunidade e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de 19 a 23 de agosto. A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social incentivada pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos de idade, uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.




Programação Agosto Dourado



Abertura CSC Novo Horizonte

Dia 05/08 - a partir das 14 horas - Roda de conversa sobre amamentação com a participação da equipe do Banco de leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina, compartilhamento de vivências de mães lactantes, distribuição de repelentes para gestantes, além de sorteio de brindes e mesa de frutas.



CSC Jardim Aureny II

Dia 06/08 - a partir das 8 horas - Dia D do Bebê com orientações para as mães sobre os cuidados com os bebês e atendimento aos pequenos com verificação de peso e altura.



CSC 1304 Sul

Dias 07 e 14/08 – Oficina da Estratégia “Amamenta e Alimenta Brasil” para os profissionais de saúde.



CSC Mariazinha Rodrigues (Buritirana)

Dias 08 e 15/08 - a partir das 9h30 - Atendimento de pré-natal às gestantes e roda de conversa na sala de espera sobre a importância do aleitamento materno exclusivo

Dia 22/08 - Dia D com palestra sobre a importância do aleitamento materno exclusivo no desenvolvimento infantil e técnicas de pega correta. Ação de prevenção e saúde bucal para bebês.



CSC Valéria Martins

12 e 16/08 – Oficina da Estratégia “Amamenta e Alimenta Brasil” para os profissionais de saúde.



CSC Arno 41

13/08 - Oficina da Estratégia “Amamenta e Alimenta Brasil” para os profissionais de saúde.



CSC Arno 42

14/08 - Palestra “Amamentação: Mitos e Verdades”, Oficina de Alimentação Complementar e a Importância da Puericultura.



CSC Eugênio Pinheiro

14/08 - Palestra sobre paternidade e cuidados; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do bebê e importância da puericultura; orientações sobre a importância do aleitamento materno e avaliações e orientações sobre higiene bucal do bebê.



Semana do Bebê

19 a 23/08 - Mobilizações nos Centros de Saúde da Comunidade Valéria Martins (1206 Sul), Arne 53 e José Hermes Damaso (Setor Sul) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).



CSC Alto Bonito

27/08 - a partir das 8h30 - Roda de conversa sobre a importância do aleitamento materno com equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Dona Regina, fala de uma doadora de leite, incentivo à amamentação exclusiva até os seis meses; compartilhamento de vivências de mães lactantes e dinâmica com as gestantes.



CSC José Luiz Otaviani (Arno 33)

29/08 - a partir das 8 horas  no pátio da unidade - Com café da manhã (frutas) para os participantes; apresentação teatral sobre mitos e verdades do Aleitamento Materno e alimentação complementar; roda de conversa sobre a temática e também sobre higiene oral e vacinação do bebê com a equipe de Saúde da Família, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e a comunidade presente.

 

 

Edição e postagem: Lorena Karlla