Capital da Fé triplica faturamento de microempreendedores da Vila dos Sabores

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Deni Rocha | Publicado em 06 de março de 2019 às 18:27

Espaço contou com mais de vinte estandes com diversos tipos de comida de rua

O Palmas Capital da Fé de 2019 terminou mas os bons frutos permanecem, essa foi a opinião de gente como o microempreendedor individual (MEI), Leandro José Bueno, que vendeu pastel na Vila dos Sabores, espaço promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), que aconteceu nos cinco dias de festa na Vila Olímpica.

Bueno explica que, pela primeira vez no festival religioso se surpreendeu com os resultados. O microempreendedor atribui o sucesso à estrutura oferecida que atendida todas as expectativas de um grande evento. “Ofereci um produto diferenciado, pastel em rolinho, diferente dos pastéis convencionais de feira, o que agradou bastante todos os clientes”, disse salientando que, principalmente no último dia, o aumento nas vendas foi significante e todo o estoque foi comercializado. “Nos próximos eventos com certeza poderei contratar mais pessoas para melhorar ainda mais o atendimento, porque podemos faturar três vezes mais que no dia a dia”, finalizou.

Na Vila dos Sabores, o espaço contemplou 20 estandes em pastéis, carne na chapa, cachorros-quentes,  sanduíches, pipocas, churros, água de coco, refrigerantes, sorvete e açaí, para, segundo a Sedem, promover o desenvolvimento econômico, turístico e cultural da Capital, além de selecionar participantes para comporem a Vila dos Sabores, com o objetivo de potencializar as atividades existentes, gerando mais competitividade, autonomia e melhorias socioeconômicas a todos os envolvidos, criando uma programação atraente, referência para gerar renda e  promover o turismo.

A secretária da Sedem, Adriana de Almeida, declarou que, em todos os eventos da Prefeitura, que requerem a Vila dos Sabores, é feito um chamamento público, por edital, para compor um mix de produtos que interessem ao evento, lembrando que é necessário passar por todo o processo, com toda a documentação exigida. Caso os interessados não saibam quais são, bastam procurar a sede da pasta para receber as orientações necessárias.

“Noventa e oito por cento de empreendedores, nacionais ou regionais, com em Palmas, são micro e pequenos empresários, por isso nós estamos trabalhando diretamente com as pessoas, procurando desburocratizar as ações, oferecendo capacitação de uma forma geral, como manejo de alimentos, atendimento ao cliente, bem como posterior visita no local da festa, para verificar se houve gargalos o que fazer para evitar que ocorra em outras ocasiões.

Adriana de Almeida enfatizou ainda que a Vila dos Sabores tem por objetivo cooperar com aqueles comerciantes que estão começando, que possuem pouca estrutura comercial, mas que são devidamente regularizados, inscritos como Microempreendedor Individual (MEI) e com Alvará de Funcionamento.