Capital por um dia: Famílias de Taquaruçu recebem títulos definitivos de seus imóveis

Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários

Autor: Redação Secom | Publicado em 01 de junho de 2023 às 15:51

Ação fez parte da programação especial do Capital por um dia, celebrado tradicionalmente em 1° de junho

Em reconhecimento pela sua importância histórica para criação do Estado do Tocantins e da cidade de Palmas, o distrito de Taquaruçu é a ‘Capital por um dia’, nesta quinta-feira, 1° de junho. Como parte desta celebração, a prefeita Cinthia Ribeiro entregou 20 títulos definitivos de propriedades para os moradores da localidade e assinou o decreto para início do processo de regularização fundiária de imóveis da área conhecida como antiga ‘Chácara 56', que vai contemplar inúmeras famílias que aguardam por décadas o reconhecimento legal.

A data de hoje também foi histórica para Janecir Alves Tito, moradora do distrito há mais de 50 anos. Ela contou que presenciou todo processo de habitação das primeiras residências. ‘’Aqui, no início, tinha pouquíssimas casas. Foi muito tempo de espera. Passei muitas dificuldades por não ter condições de pagar os documentos para fazer a escritura do terreno. E, hoje, sair daqui com meu título definitivo em mãos é emocionante. É uma benção e estou muito feliz’’, ressaltou.

“Regularizar essas áreas significa, sobretudo, levar segurança a estas famílias que aguardaram anos por este momento. Com certeza, estes títulos mudaram a vida de muitos. Fico feliz em poder realizar uma ação como esta”, destacou Cinthia Ribeiro, reforçando o compromisso de continuar avançando para finalizar os processos de entrega dos documentos de outras áreas no distrito.

Quem comemorou também o recebimento do título de sua moradia foi João Bonfim Barbosa, morador da região que chegou cedo para participar da solenidade de entrega. ‘’Hoje, tenho em minhas mãos o título definitivo da minha residência. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, e às equipes da Prefeitura, pois foram anos aguardando esse dia chegar. Só tenho a agradecer’’, disse.

O secretário Municipal de Regularização Fundiária, Fábio Chaves, ressaltou que as equipes da pasta estão trabalhando para finalizar a regularização no menor tempo possível. Ele destacou ainda que há famílias que precisam buscar atendimento na secretaria, para finalizar a entrega das documentações, e que as equipes estão empenhadas para ajudar os moradores nesta fase burocrática que é crucial para habilitação da certidão da propriedade.

Texto: Redação / Secom

Edição: Secom Palmas