Capital por um Dia; Taquaruçu recebe últimos preparativos para abrigar a sede dos poderes Executivo e Legislativo de Palmas

Gabinete da Prefeita

Autor: Márcio Greick | Publicado em 31 de maio de 2019 às 12:10

A ação irá acontecer das 8 às 18 horas, no Colégio Crispim Pereira Alencar 

O Distrito de Taquaruçu se tornará Capital por Um Dia, neste sábado, 1º de junho. E para abrilhantar ainda mais esta data, a Prefeitura de Palmas está com uma equipe completa de serviços públicos e paisagismo no Distrito, realizando os últimos preparativos para receber a sede dos poderes Executivo e Legislativo de Palmas.

 

Nas principais avenidas e praças, várias equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) realizam serviços de manutenção de paisagismo.  A Praça Joaquim Maracaípe recebeu serviços de jardinagem e a instalação de infraestrutura elétrica no espaço onde funciona a feirinha da praça. Todas as ruas do Distrito estão recebendo serviços de capina, serviços tapa-buracos, como também a pintura de meios-fios. Os serviços de roço, retirada de galhadas e entulhos incluem o entorno do Distrito.

 

Uma equipe da Superintendência de Iluminação Pública da Seisp está no local realizando a manutenção em toda a iluminação do Distrito, inclusive com a reposição de lâmpadas queimadas.

 

Serviços ofertados

 

O atendimento ao público será realizado na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, a partir das 14 horas, com a prestação de serviços pelas secretarias e autarquias do Município, que farão o atendimento para encaminhamentos a pedidos, recebimentos de novas demandas e orientação acerca de programas e projetos existentes. Serão atendidos, além do Distrito, moradores de comunidades vizinhas, como Buritirana e Taquaruçu Grande.

 

Na entrada da escola haverá um painel com o nome das secretarias e todos os serviços ofertados.  Ao todo serão 10 salas de atendimento onde todas as secretarias estarão sendo representadas nestas salas, a exemplo da Fundação Cultural de Palmas (FCP), que fará exibição de curtas e animações pertencentes a uma mostra alusiva aos 30 anos de Palmas. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) oferecerá orientação acerca dos programas sociais geridos pela Pasta.

 

Resolve Palmas

 

O Resolve Palmas manterá oito guichês para atendimento de demandas relativas à emissão de boletos de impostos, abertura e renovação de alvarás sanitários, pedidos de certidão de uso de solo e alvará de construção, protocolo de pedidos de licenças ambiental, atualização de cadastro habitacional e consulta a informações relativas a multas de trânsito.

 

Também haverá registro a pedidos de transferência de titularidade de unidade consumidora através da BRK Ambiental e emissão de segunda via de carteira de passaporte urbano e crédito de passes de transporte urbano coletivo pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb). Haverá também serviços protocolares na área de meio ambiente, habitação, vigilância sanitária, desenvolvimento urbano.

 

Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que utilizará o Centro de Saúde do Distrito como apoio, fará os seguintes atendimentos:

 

- Teste rápido de leishmaniose visceral canina;

- Vacina antirrábica canina e de gatos;

- Teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais;

 

Procon  Municipal

 

O Procon Municipal contará com dois guichês para  orientação ao consumidor sobre relações de consumo, atendimento preliminar de demandas conflituosas entre consumidor e prestadores, entre outras questões relativas ao setor.

 

ARP

 

A Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP) também estará atendendo com dois guichês aos usuários  dos serviços de água e esgotamento sanitário (BRK Ambiental) e transporte público.

 

Parcerias

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) será parceira no evento. A comunidade poderá fazer consulta gratuita ao SPC e Serasa. E os lojistas que quiserem poderão se associar sem precisar pagar a taxa de filiação.

 

Hemocentro

 

A Câmara Municipal de Palmas no ato da Prefeitura por um dia no Distrito de Taquaruçu participa de uma campanha em parceria com o Hemocentro de Palmas para realização de coleta de sangue e cadastro de medula óssea.  A ação irá acontecer das 8 às 11 horas, no Colégio Crispim Pereira Alencar.

 

Para fazer a doação é necessário ter entre 18 e 65 anos (menores de 16 e 17 anos podem doar com a presença dos pais); ter mais de 50 kg; não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; estar saudável; não estar em jejum e portar documento de identificação oficial e com foto.


Mais ações e serviços

 

A comunidade será atendida também com a doação de mudas, apresentação do projeto de combate e prevenção de queimadas, cinema na Escola, divulgação do Palmas Solar, reunião com segmento do Turismo e Economia  Criativa (projeto de reestruturação turística), cortes de cabelo masculino, dentre outros serviços.

 

Turismo

 

A Agência de Turismo de Palmas (Agtur) e o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empresário (Sebrae) divulgarão o Projeto de Reestruturação Turística de Taquaruçu e apresentação de ações/etapas já desenvolvidas no segmento. Já a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) fará a consulta gratuita de restrições cadastrais em serviços de proteção ao crédito, a associação de empresários locais e lojistas sem cobrança de taxa de adesão e ainda oferecerá desconto na emissão de certificado digital, que consiste na identificação eletrônica necessária para emissão de nota e assinatura com validade jurídica.

 

Serviços públicos

 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) receberá demandas locais de moradores e comunidades da região.

 

Meio Ambiente

 

A Fundação de Meio Ambiente (FMA) fará divulgação de seus serviços, a exemplo do trabalho desenvolvido no Viveiro Municipal e do programa Renova Palmas, que fará no local troca de óleo de cozinha por mudas de espécies nativas.

 

A Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis (Secres), fará divulgação do Palmas Solar, destacando os benefícios fiscais do programa a pessoas físicas e jurídicas e o conceito de energia limpa em empresas do Distrito.

 

Os atendimentos se encerrarão às 18 horas, quando haverá inauguração da Feirinha de Taquaruçu na Praça Joaquim Maracaípe, localizada no centro do Distrito.