Capital se consolida como importante polo econômico do Estado

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Secom | Publicado em 18 de maio de 2024 às 08:21

No primeiro trimestre de 2024, a cidade obteve 12.813 contratações com carteira assinada, de acordo com dados do Caged

Palmas chega aos seus 35 anos de emancipação com crescimento em diversas áreas de desenvolvimento e no setor econômico também não é diferente. A cidade é hoje o maior polo econômico do Tocantins e se destaca por avanços na geração de empregos e abertura de novas empresas. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao primeiro trimestre deste ano, Palmas teve 12.813 contratações com carteira assinada. A cidade acumula ainda 41,59% do total de empregos formais do Estado, sendo 105.849 veículos de trabalho ativo. 

Segundo o DataSebrae,  esse total de empregos registrados estão distribuídos nas 47.845 empresas que atuam na Capital, gerando distribuição de renda, com  oportunidades, aproveitando as potencialidades de crescimento e fomentando a economia local. Desse volume de empresas, 25.665 atuam como microempreendedor individual (MEI), 16.572 sendo microempresas e 3.324 empresas de pequeno porte (EPP). Já as demais, que somam cerca de 3.389, estão incluídas aquelas que não declararam o porte no momento de abertura. 

Diante deste cenário de crescimento, a Gestão Municipal segue com diferentes frentes de trabalho de fortalecimento e atração de investimentos para o Município, buscando a melhoria dos serviços, na área da saúde, educação, trabalho, transporte, infraestrutura, segurança, entre outras, para proporcionar mais qualidade de vida à população. A gestão também tem reforçado a parceria com diferentes órgãos das administração pública e privada, prezando sempre pela regularidade das contas públicas e mantendo a folha de pagamento dos servidores em dia, o que traz diversos benefícios e fomenta os empreendimentos comerciais locais. 

A Casa do Empreendedor também vem se consolidando como um centro de apoio técnico e especializado aos empreendedores da Capital. São diversos os serviços prestados como formalizações, emissão de alvarás, licenças, dentre outros. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) tem incentivado e disponibilizado acesso às linhas de crédito, por meio do financiamento do Banco do Povo, que já contemplou inúmeros empreendimentos na Capital.