Capital segue sem confirmação de novos casos de Monkeypox

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 04 de outubro de 2022 às 14:42

Município continua com seis diagnósticos positivos para a enfermidade

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que a Capital não teve registro de novos casos de Monkeypox (varíola dos macacos) na última semana epidemiológica (25/07 a 01/10). O Município segue com seis casos confirmados da doença.

Conforme o monitoramento do Cievs, desde dia 1º de agosto, data do registro da primeira notificação suspeita, a doença foi confirmada em três homens de 18, 26 e 31 anos de idade; uma criança do sexo feminino de 2 anos; uma adolescente de 12 anos e, também, um homem de 28 anos, que não é morador de Palmas, porém foi diagnosticado, notificado e monitorado na Capital, constando na base de dados do município. Todos foram monitorados pelo Cievs e já receberam alta do isolamento.

Com a atualização dos dados semanais, os Cievs informa que Palmas notificou, desde o dia 1º de agosto, 83 casos suspeitos para a doença. Sendo que 43 foram descartados e 06 foram confirmados. O restante está em investigação. Dentre os pacientes com suspeita para a doença, 51 são mulheres e 32 são homens.

A Semus reforça que, além do monitoramento dos pacientes suspeitos e confirmados para a doença, realiza o acompanhamento dos contatos de cada caso. As manifestações mais frequentes têm sido lesões na pele, febre, dor de cabeça, perda de apetite e outros sintomas que ainda configuram quadro leve da doença.

A Semus ressalta que a principal medida para evitar a contaminação é a prevenção, limpeza constante das mãos, uso de álcool gel, máscaras para a população imunossuprimida e mais vulnerável à doença como gestantes, crianças e pessoas com comorbidade.

A Vigilância em Saúde da Semus alerta que, ao menor dos sinais, o usuário deve procurar a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou umas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).