Carfanaum e a Favorita terão sessões comentadas no Cine Cultura

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 15 de março de 2019 às 18:09

Os filmes Carfanaum e a Favorita terão sessões especiais no Cine Cultura, com a presença de comentarista. O drama Libanês Carfarnaum, será exibido nesta sexta-feira, 15, às 19h, em sessão comentada  pelo professor, Gustavo Henrique Lima.  Já a sessão especial de A Favorita acontece no domingo, 17, às 16h30, com comentários do historiador Matheus Falcão.

As sessões especiais fazem parte da Maratona do Oscar 2019, com a exibição de 12 filmes comentados. Estão confirmadas as participações dos seguintes comentaristas convidados pela Fundação Cultural de Palmas (FCP): Rafaela Lobato, (jornalista); Sérgio Ricardo Soares (professor do curso de Jornalismo da UFT); Paulo Kulsar (cientista social); Sonielson Luciano de Sousa (professor e jornalista); André Araújo (cineasta) e Matheus Falcão (professor e historiador).

Carfanaum – Comentado por Gustavo Henrique Lima Ferreira

19h - Cafarnaum, Nadine Labaki

Drama| Líbano| 2018| 20h30’

Classificação: 12 anos

Sinopse: Aos doze anos, Zain (Zain Al Rafeea) carrega uma série de responsabilidades: é ele quem cuida de seus irmãos no cortiço em que vive junto com os pais, que estão sempre ausentes graças ao trabalho em uma marcearia. Quando sua irmã de onze é forçada a se casar com um homem mais velho, o menino fica extremamente revoltado e decide deixar a família. Ele passa a viver nas ruas junto aos refugiados e outras crianças que, diferentemente dele, não chegaram lá por conta própria.

Trailer: https://youtu.be/EiXc0ei7xE8

Gustavo Henrique Lima Ferreira professor do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Artes Cênicas - Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Fotógrafo amador, cantor e tocador de cuíca nas horas vagas, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral e em investigações sobre os diálogos do teatro com outras artes, em especial o cinema.

A Favorita- comentada pelo historiador Matheus Falcão

16h30 - A Favorita, Yórgos Lánthimos

Drama| EUA, Reino Unido| 2018| 2h00

Classificação: 14 anos

Sinopse: Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.

Trailer: https://youtu.be/et_9k6BU_is

Matheus Falcão possui graduação em História na Universidade Federal do Tocantins e leciona em escolas da rede privada de Palmas. Desenvolve pesquisas e tem artigos publicados nas áreas de cinema, literatura e história.

Edição e postagem: Lorena Karlla