Carnaval de rua: blocos celebram a alegria em Palmas e Taquaruçu

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 15:51

Em Palmas, o carnaval se reafirma como uma festa tradicional que celebra a cultura popular

Com programação para os diversos públicos, o carnaval em Palmas celebrou a alegria com foliões saindo em blocos tanto no Centro de Palmas, como no distrito de Taquaruçu, que encerrou sua edição de 2024 deixando memórias de cinco dias intensos de folia, música e celebração da cultura popular.

Com uma programação diversificada, a festa no distrito contou com a presença maciça de crianças, jovens e adultos que desfilaram pelas ruas do distrito acompanhando os oito blocos que saíram às ruas nos cinco dias da festa que foi promovida com apoio da Agência Municipal de Turismo (Agtur).

Ao longo do percurso pelas ruas do distrito, os foliões se entregaram à diversidade musical, brincando ao som de ritmos que iam do brega ao maracatu, passando pelas tradicionais marchinhas carnavalescas. Já no palco principal, 23 artistas locais como Malusa e Banda, Dorivan e Banda, Paulo de Tarso, TO Pagodeira, e a talentosa cantora Taísa Marques encantaram o público com apresentações memoráveis. O apoio da Guarda Metropolitana de Palmas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e agentes de Trânsito da Capital garantiu a segurança e a tranquilidade dos foliões.

A folia contou com participação expressiva da comunidade e visitantes que compartilharam suas experiências. A empreendedora de Gurupi Ionara Pereira expressou sua satisfação e já planeja retornar no próximo ano. “Somos de Gurupi e esta é a primeira vez que participamos do carnaval de Taquaruçu. Estou muito feliz. Achei o carnaval daqui maravilhoso e estamos nos divertindo bastante. O ano que vem nós iremos voltar de novo’’, prometeu.

Alegria e diversidade

Apesar dos desafios impostos pela chuva persistente nos primeiros dias, o carnaval no Centro de Palmas mostrou sua força e encantou o público, proporcionando uma celebração vibrante e repleta de diversidade. Com o apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), 15 blocos carnavalescos tomaram conta de diferentes regiões da cidade, garantindo que a festa de momo fosse um sucesso de público e animação.

Este foi o segundo ano em que os blocos de rua de Palmas contam com o suporte da FCP, por meio de um edital público. Cada bloco recebeu um aporte financeiro de R$ 30 mil, totalizando um investimento de R$ 450 mil. Esses recursos foram direcionados para melhorias na infraestrutura dos blocos, implementação de medidas de segurança, banheiros e outras ações essenciais para a realização da festa.

A programação diversificada contemplou blocos para todos os públicos, incluindo opções infantis. Locais tradicionais da cidade, como Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Praia da Graciosa, Praia das Arnos, Bosque dos Pioneiros e Taquaruçu, foram palco da celebração carnavalesca, reforçando o papel da FCP em promover e incentivar a cultura local.

A participação em todos os 15 blocos foi gratuita, destacando o compromisso da FCP em proporcionar acesso democrático à cultura e entretenimento. A programação, que teve início na sexta-feira, 9 de fevereiro, e seguiu até a terça-feira, 13, contou com uma diversidade de ritmos, desde samba até músicas contemporâneas, garantindo que houvesse algo para todos os gostos.

O encerramento da festa na terça-feira, 13 de fevereiro, foi marcado por uma noite animada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O coletivo 'Fenty Ampla', composto por sete blocos, Na Doida, Meu Bloco, Boto Fé nesse Carna, Tô Pagodeira, Bloco Brilhosa, Bloco da Fê e Pirarucu, agitou os foliões com muita música, alegria e uma estrutura completa que proporcionou segurança e diversão para todos.

A avaliação da organização dos blocos, quanto do público, além de positiva, destaca o crescimento da cultura do carnaval de rua na Capital. “A gente encerra esse carnaval com um sentimento de realização. Foi muito importante contar com o apoio da Fundação Cultural.  A gente buscou atender todas as exigências do edital e isso trouxe qualidade, oferecendo uma estrutura mais completa, tenda, banheiro químico, segurança para os foliões, com tranquilidade, alegria e diversão. Conseguimos sair desse ano com uma festa bem positiva, muito maior. É gratificante saber que a gente consegue fazer um carnaval de rua ser seguro e divertido”, concluiu a integrante do Fenty Ampla, Jaqueline Moraes. "Aqui, sem dúvida, foi uma excelente escolha, fácil acesso e a gente pode curtir com tranquilidade esse formato de carnaval, que é o que os jovens querem. Está tudo muito organizado e seguro”, contou a estudante Isadora Araújo.