Carnaval de Taquaruçu fecha maratona de folia sem nenhuma ocorrência policial e impulsiona economia no distrito

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Cênicas Comunicação - especial para a Prefeitura de Palmas | Publicado em 27 de fevereiro de 2020 às 11:38

Durante os cinco dias de folia no distrito de Taquaruçu, a festa, que recebeu cerca de 1800 foliões por dia teve programação com bloquinhos de rua e shows ao vivo, além de ter movimentado a economia do local.

No feriado, pousadas e hotéis do distrito ficaram lotados, e alguns comerciantes e ambulantes tiveram que repor suas mercadorias já que as vendas foram além do esperado. Como é o caso da Dona Antonia Maria do Nascimento, que há sete anos mora em Taquaruçu. Ela conta que conseguiu faturar com a venda de pipocas na Praça Joaquim Maracaípe, local onde foi realizado o evento, aproximadamente R$ 2 mil. “Todos os dias vendo pipoca, algodão doce e churros na praça. Mas este Carnaval superou as expectativas e com certeza minhas vendas foram além do esperado. Tive que repor meu estoque”, disse.

A comerciante Daniela da Silva Porto também ficou surpresa com a movimentação e com o grande fluxo de pessoas que passaram pelo distrito, que não registrou nenhuma ocorrência policial durante a festa. “As pessoas se divertiram e compartilharam alegria, além de saborear as delícias disponíveis. Economicamente também foi um sucesso. No terceiro dia já tinha superado minhas expectativas de vendas e reforcei minha produção para continuar atendo aos clientes”, pontuou a comerciante.

Titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Adriana Almeida, observa que o período de Carnaval trouxe um retorno econômico diretamente para os empresários com um acréscimo financeiro que há muito tempo não se via em Palmas. “Prova disso que a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) documentou que foi a melhor movimentação no comércio local dentro de quatro anos. Com isso, a gestão reafirma que os eventos trazem não só atração, mas também a movimentação turística, desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda e principalmente a condição do recurso financeiro girar dentro do município”, pontua.

Segundo Kênia Borges, do Coletivo de Eventos de Taquaruçu, que concebe o projeto carnavalesco do distrito este ano, o Carnaval de Taquaruçu, por ter tido mais de 25 atrações durante os cinco dias de folia, já fomentou o comércio local de forma positiva. “Foi um Carnaval organizado, que a comunidade se envolveu e juntos fomos mais fortes. Foi muito bonito ver a interação entre todos. Pudemos mostrar muito da cultura e da arte de Taquaruçu e tentamos privilegiar os cantores regionais. O comércio ganhou fôlego e os turistas também aproveitaram bastante junto à comunidade. O saldo é bastante positivo", comemora.

O Carnaval do distrito foi organizado pelo Coletivo de Eventos e a Governança Turista de Taquaruçu, e teve o apoio da Prefeitura de Palmas por meio da Fundação da Infância e Juventude (FIJP), e ainda contou com as emendas do parlamentar Major Negreiros.