Carnês do IPTU enviados aos endereços dos imóveis; primeira parcela vence dia 15

Secretaria Municipal de Finanças

Autor: Redação Secom | Publicado em 28 de fevereiro de 2023 às 14:32

Pagamento à vista garante desconto de 10% ao contribuinte

A Prefeitura de Palmas enviou os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os endereços dos imóveis. O vencimento para pagamento à vista, garantindo 10% de desconto, e da primeira parcela é dia 15 de março. O contribuinte que não recebeu o carnê pode acessá-lo pelo site da Prefeitura de Palmas, sendo necessário ter o CCI do imóvel. Para quem não pode acessar via internet, pode procurar uma das unidades do Resolve Palmas para imprimir o carnê do IPTU.

Além do desconto de 10% no pagamento à vista, o IPTU em Palmas também possibilita 10% de desconto por adimplência, para os contribuintes que encerraram o ano de 2022 sem débitos em atrasos com a prefeitura. O programa Nota Palmense Premiada permite desconto de até 10%, conforme créditos de notas fiscais de serviços revertidos pelo contribuinte até 30 de novembro de 2022. Já o programa Palmas Solar oferece desconto de até 60% para quem atendeu aos requisitos, tendo o prazo para pedido encerrado em 15 de dezembro de 2022.

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) informa que o IPTU e as taxas podem ser parcelados em até dez vezes, desde que o valor mínimo da parcela seja de 20 Ufips, que equivale a R$ 84,00.

Isenções

A Prefeitura de Palmas oferece isenções do IPTU para pessoas mais vulneráveis e imóveis com menores valores, incluindo proprietários com idade superior a 65 anos, aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência física. Para pedir a isenção, o contribuinte precisa possuir um único imóvel edificado na cidade, ter uma renda mensal de até dois salários mínimos e apresentar documentação comprobatória. A solicitação deve ser feita em uma das unidades do Resolve Palmas. O pedido de isenção não é automático e deve ser feito todo ano.