Cartão de Bilhetagem Eletrônica chega à primeira escola da rede municipal de Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 29 de maio de 2019 às 12:35

Nova tecnologia significa um marco para a Capital, que se torna a pioneira no uso do sistema

A Bilhetagem Eletrônica, novo sistema implantado no transporte escolar, foi lançada nessa terça-feira, 28, na Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo. A nova tecnologia significa um marco para a Capital, que se torna a pioneira no uso do sistema.

O programa contará com o cadastramento de 53 unidades escolares do município, serão 2.692 alunos utilizando o cartão de bilhetagem eletrônica. Na ETI Caroline Campelo, foram entregues pela prefeita Cinthia Ribeiro os primeiros 64 cartões.

O diretor executivo da empresa Exata Transportes Ltda., Roni Von Pinto da Silva, conta que a nova tecnologia tem como objetivo garantir transparência e segurança para os alunos. “O objetivo é garantir transparência do serviço para o contratante (no caso, o município), porque esse serviço é pago com fonte de recursos públicos, então vai proporcionar essa transparência também em relação aos pagamentos recebidos pelo prestador de serviço. Além de garantir maior segurança para os alunos”.

A inovação tecnológica é direcionada para estudantes da zona rural de Palmas, onde já está sendo feito o cadastramento das rotas. Assim, o Município, as escolas e os pais terão total controle sobre as rotas dos ônibus em tempo real, podendo monitorar se o aluno está mesmo indo à escola. “O sistema possibilita uma integração entre o sistema de frequência do ônibus, com o de frequência da escola, através do cartão da bilhetagem eletrônica”, explicou.

Ainda conforme o diretor, Roni Von Pinto, haverá também o monitoramento por imagem. “As imagens internas dos ônibus serão monitoradas, tanto quanto às externas, para verificar a operação do motorista, como os monitores estão atendendo aos alunos, se os alunos estão efetivamente usando o cinto de segurança, se o motorista está dentro da velocidade pré-determinada. Tudo para proporcionar mais segurança para os alunos transportados. Em resumo esse é o objetivo dessa nova tecnologia, e Palmas está saindo à frente das outras capitais brasileiras”, ressaltou.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, fez um discurso de incentivo aos alunos, contando um pouco sobre a nova tecnologia e reforçando a importância dos investimentos em educação. “Estou muito feliz pelo dia de hoje, porque uma das tantas coisas na vida que temos que comemorar é quando investimos em educação. Quando digo para vocês investimento, muitas pessoas acham que educação é um gasto, mas na verdade é investimento, pois estamos formando cidadãos para o futuro e mais do que isso, estamos formando seres humanos extraordinários. Hoje estamos recebendo um grande presente, de uma parceria com a Exata, tudo que há de mais moderno no Brasil, e nós vamos entregar para vocês. Esse cartão é o cadastro digital de vocês, que controla exatamente quem entrou na escola, que horas saiu, e isso para nós traz uma segurança muito grande. Hoje o que vocês vão receber, nenhuma outra cidade no País tem, é algo inovador”.

A secretária da Educação, Juscéia Garbelini, explica que o projeto é para que os alunos tenham as mesmas oportunidades, independente do local de moradia para que haja equidade e igualdade. “É um novo transporte escolar, que agrega ferramentas da tecnologia e vai favorecer muito a educação municipal, que na gestão da prefeita Cinthia trabalha sob o lema da educação inclusiva e com equidade. É muito importante porque nós vamos ampliar a garantia de acesso, permanência e sucesso das nossas crianças. Independente do seu local de moradia, nossos alunos terão a mesma oportunidade e isso é equidade e igualdade.”

Texto: Gabriela Rossi (estagiária/Semed) - Revisão e postagem: Iara Cruz