Cartilha voltada aos servidores municipais alerta sobre o uso consciente das redes sociais

Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 03 de outubro de 2019 às 11:41

Com uma linguagem simples, cartilha podeser facilmente compreendida por todos e pode ser lida em dispositivos móveiscomo tablets e smartphones

O acesso às redes sociais faz parte do cotidiano das pessoas e com os servidores municipais não é diferente, principalmente porque algumas delas também fazem parte da rotina de trabalho. Pensando nos riscos que os servidores estão expostos, a Agência de Tecnologia da Informação de Palmas (Agtec) produziu uma cartilha sobre Segurança em Redes Sociais. O conteúdo está disponível no site da Prefeitura e pode ser acessado por meio deste link.

Com uma linguagem simples, ilustrada e em versão PDF, a cartilha pode ser facilmente compreendida por todos e pode ser lida em dispositivos móveis como tablets e smartphones. Uma vez que o principal objetivo, segundo a Agtec, é facilitar a divulgação do material de forma que os servidores além de se conscientizarem sobre os riscos e possam tomar medidas de segurança, possam também transmitir a seus amigos e familiares sobre o melhor uso das redes sociais, sem colocar em risco a privacidade e a segurança pessoal.

Para o presidente da Agtec, Rogério Ramos, é importante que os servidores usuários das redes sociais estejam cientes dos riscos que elas podem representar, e possam tomar medidas de segurança. “Produzimos essa cartilha para instruir e alertar os servidores sobre os riscos na rede social de vírus ou outras situações que possam gerar constrangimentos virtuais, ou mesmo algum problema no sistema digital da Prefeitura”.

O diretor-geral de Tecnologia da Informação, Anderson Menezes, destaca que "a verdadeira segurança da informação se baseia em pessoas e como elas utilizam as tecnologias de forma consciente".

Entre os assuntos em destaque, a cartilha traz o uso seguro da internet, formas de proteger e criar usuário e senhas, atenção aos golpes na internet, ao aceitar amigos, a atalhos, como encurtamento de URL, e nunca divulgar informações pessoais, como endereço, telefones, e-mail e dados bancários. O intuito é orientar o servidor a preservar sua privacidade, da sua família e sua vida profissional.

Edição e postagem: Iara Cruz