Casa de Cultura Professora Maria dos Reis retorna ao presencial

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Pérola Costa | Publicado em 30 de junho de 2022 às 18:07

Mostra apresenta o resultado dos cursos de Dança, Música, Artes Cênicas e Desenho

Uma noite de artes aconchegada pelo friozinho da serra. Assim aconteceu a ‘15º Mostra Didática de Artes da Casa de Cultura Professora Maria dos Reis’, na noite de quarta, 29. O evento, realizado no Teatro de Arena da Praça Joaquim Maracaípe, em Taquaruçu, contou com a presença de alunos, professores e da comunidade em geral.

A mostra apresenta o resultado dos trabalhos desenvolvidos por professores e alunos dos cursos de Dança, Música, Artes Cênicas e Desenho, realizados no primeiro semestre de 2022, na Casa de Cultura. Na cerimônia de abertura, o presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Giovanni Assis, falou sobre a importância do evento. “É um prazer enorme voltar a Taquaruçu para realizar essa mostra de forma presencial depois de dois anos. Retornamos num dia especial com esse friozinho gostoso, com esse espaço reformado e decorado pelas mãos dos professores e dos nossos queridos alunos artistas, que abrilhantaram ainda mais este momento. Agradeço aos professores que dão a vida e a alma para que a cultura possa ser produzida e manifestada aqui no Distrito de Taquaruçu, que é o berço da cultura de Palmas”, disse Giovanni.

Apresentações

O projeto ‘Vereda’ deu início às apresentações didáticas, com os alunos tocando músicas tradicionais do forró. O ‘Vereda’ é realizado há sete anos, tendo à frente o professor Diego Brito, da Fundação Cultural de Palmas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto visa fortalecer e divulgar a cultura tradicional do Tocantins, com instrumentos legítimos, como a viola de buriti, tambores de barro, zabumba triângulo e pandeiro. “Nós fazemos formação de repertório, eu lapido, afino, capacito e faço grupos musicais”, disse o professor Diego Brito.

Logo em seguida foi a vez da apresentação das meninas do balé, com o professor Tarleison da Conceição. Julia Fonseca Reis, de 11 anos, foi uma das alunas que se apresentou.  Além das aulas de balé, ela também faz parte do projeto Vereda e das aulas de pintura em tela desde 2018. “Eu gosto muito das artes e meu sonho é ser cantora, se tivesse aula de canto eu também faria” disse a pequena artista.

A mãe da Julia, Girlene Dias Fonseca, é professora no Centro Municipal de Ensino Infantil Ana Luiza e falou que a filha é a artista da família. Ela ressaltou também as mudanças que os cursos causaram na filha e nos seus alunos. “Notei que ela passou a ter mais desenvoltura, a ser mais comunicativa e atribuo tudo isso aos cursos de artes que ela faz. Vejo muita evolução nos meus alunos também, sou muito grata pelos cursos” disse a mãe.
A turma adulta de dança de salão também se apresentou ao ritmo do forró, com o professor Felipe Trindade

Além das apresentações, estavam expostas no espaço as obras dos alunos de pintura em tela da Casa de Cultura. “As pintoras, minhas alunas, fizeram um trabalho magnífico de pesquisa em relação à vegetação da cidade e também sobre a arquitetura da nossa Capital. É um trabalho que fomenta a diversidade de linguagens artísticas, seja ela do desenho, seja ela da pintura e até mesmo a pintura em objetos. É um ateliê livre e acontece sempre com esse intuito de trazer a à comunidade para dentro da casa de cultura e desenvolver nos cidadãos esse olhar crítico a respeito da arte e da cultura”, disse o professor Ronan Gonçalves, mediador da turma.

A Casa de Cultura Professora Maria dos Reis é um equipamento público mantido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) em Taquaruçu, o local promove o desenvolvimento e fomento da cultura local, por meio da disponibilidade de cursos de iniciação às artes e realização de mostras, recitais, exposições, dentre outras.

Texto:  Pérola Venâncio - estagiária (FCP)