Cemitérios da Capital recebem manutenção contínua para atender demanda de novos sepultamentos

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 21 de março de 2023 às 09:57

Desde início do ano, 181 enterros foram realizados nos cemitérios municipais

Além de serviços de zeladoria e limpeza, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) também é gestora dos cemitérios municipais. Estes equipamentos recebem manutenção de forma contínua ao longo de todo o ano para garantir a assistência adequada à demanda de novos sepultamentos. De 1º de janeiro a 20 de março de 2023, 181 enterros foram realizados nos cemitérios da Capital.

No Cemitério Jardim da Paz, o maior dos quatro equipamentos municipais, foram 167 neste período. Lá há 9.059 sepultados e todos os meses são abertas novas sepulturas para atendimento da demanda.

Os demais 14 enterros ocorridos este ano em cemitérios municipais aconteceram no Cemitério de Taquaruçu apenas. Lá há 723 jazigos.

No Cemitério de Buritirana, que não recebeu demandas este ano, há 150 jazigos. Segundo a Seisp, o Cemitério São Miguel, em Taquaralto, recebe apenas visitações, estando inativo para novos enterros desde 2003. Lá 1.600 pessoas foram sepultadas.

Manutenção contínua

Apesar de esses equipamentos terem maior concentração de visitação em novembro, por ocasião do Dia de Finados, para atender visitantes e as famílias em luto recente, mesmo neste período de chuvas, os serviços de manutenção e zeladoria são mantidos o ano todo. Nos intervalos de sol, com o solo seco, é dada continuidade da abertura de novos jazigos com recursos de drenagem.

Além disso, é mantida frequência no roço das 85 alas do Jardim da Paz, assim como dos Cemitérios São Miguel, em Taquaralto, de Taquaruçu e Buritirana. A programação inclui manutenção predial, pintura e limpeza de áreas administrativas.

Segundo a pasta, os horários de funcionamento destes equipamentos são das 7 às 18 horas, com sepultamentos autorizados entre 8 e 17 horas todos os dias.