Cemitérios públicos de Palmas reforçam segurança e medidas de prevenção à Covid-19

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 29 de abril de 2020 às 15:06

No cemitério Jardim da Paz estão sendo instalados portões para restringir a entrada de veículos


Em virtude dos óbitos causados pelo coronavírus (Covid-19), os cemitérios públicos de Palmas devem reforçar ainda mais as medidas de segurança e prevenção da disseminação da doença nos locais de sepultamento. Essa foi a pauta central da reunião que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 29, entre representantes da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que administra os cemitérios.

 


Segundo o superintendente da Seisp, Adão Teodoro Maia, os cemitérios públicos de Palmas estão recebendo adequações na parte de segurança e também foram preparadas alas exclusivas para as vítimas de Covid-19. “Um de nossos principais cuidados é com a aglomeração de pessoas e, por isso, estamos instalando portões para restringir o acesso de carros no cemitério Jardim da Paz”, informou, dizendo ainda que os servidores foram treinados e receberam os equipamentos de proteção individual (EPIs) e que estão seguindo todos os critérios recomendados.

 


Joselita Monteiro Macedo, gerente da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa), disse que o órgão vai continuar o trabalho junto aos servidores dos cemitérios, no intuito de enfatizar a importância do uso correto dos EPIs e dos cuidados com a higienização. “Seguindo o protocolo correto, os trabalhadores dos cemitérios e suas famílias terão mais tranquilidade e segurança”, enfatizou.

 


Para o secretário de Saúde, Daniel Borini, a população precisa entender que só com o distanciamento social e evitando aglomeração será possível refrear a disseminação do novo coronavírus. “Estamos repetindo constantemente que é primordial seguir as recomendações quanto à distância entre as pessoas e sobre a higienização”, ponderou. 

 


Sepultamento por Covid-19

 


Os procedimentos adotados após a morte de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 estão descritos no Plano de Contingência do Município de Palmas. As orientações definem como deve ser feito o manejo do corpo dentro do ambiente hospitalar, o tratamento, transporte e o sepultamento.

 


Cemitérios Públicos

 


Palmas possui três cemitérios públicos: Cemitério Jardim da Paz, Cemitério de Taquaruçu e o Cemitério de Buritirana. Segundo a Seisp, o índice de sepultamento nos cemitérios municipais é em média de 60 óbitos mensais, sem alteração em relação à pandemia. Atualmente, foram registrados dois óbitos na Capital em decorrência de Covid-19