Cenário econômico foi tema das discussões no Fórum Políticas Públicas, Planos e Projetos de Cidade, na manhã desta sexta-feira, 1º

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Samara Martins | Publicado em 01 de dezembro de 2017 às 12:54

O cenário econômico de Palmas e suas potencialidades foram tópicos das discussões na manhã desse segundo dia do Fórum  Políticas Públicas, Planos e Projetos de Cidade. O evento, que faz parte da Revisão do Plano Diretor de Palmas (PD), será encerrado na tarde desta sexta-feira, 1º.

Na ocasião, a técnica, integrante da equipe de revisão do PD, Rariane Monteiro, apresentou alguns vetores estratégicos de desenvolvimento para a cidade, a exemplo da zona de interesse logístico, que tem como maior equipamento o aeroporto de Palmas, que por ser um dos maiores do País, e pela localização estratégica de Palmas no centro do Brasil, poderá  transformar a cidade em um importante polo multimodal.  Já na região Norte de Palmas, o turismo, com foco na exploração do Lago, poderá se tornar em uma importante fonte de desenvolvimento econômico, apontou Rariane.

Já o economista da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Waldeci  Rodrigues, discorreu sobre a perspectiva ambiental, urbanística e econômica de Palmas, quando apresentou alguns dados de pesquisa sobre a economia da cidade, onde concluiu que apesar dos problemas urbanos e econômicos da cidade “O cidadão palmense  gosta de viver  aqui e acredita que possui qualidade de vida”, destacou.

Para o professor, se houver planejamento estratégico, e se Palmas identificar quais são suas áreas de potenciais econômicos, a cidade  “possui todas as características para se tornar uma das melhores do meio norte do País. Com planejamento  e estratégias de ocupação urbana, é possível avançar no desenvolvimento econômico”, afirmou o economista.

Encerrando a manhã, o Secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, discorreu sobre estratégias da cidade nas áreas ambiental e econômica.

Fórum

O Fórum segue na tarde desta sexta-feira, 1º, discutindo outros casos de gestão urbana, bem como as diretrizes do Plano Diretor de Palmas.

Confira a programação:

14 h- Painel – I - Ordenamento Territorial, Macroizoneamento, Regiões de Planejamento – Robson Correia- Lúcio Cavalcante/ João Marciano / Joseliene

15h30- Painel II – Meio Ambiente e Mudanças Climáticas-  Tatiane Brito/ Ariela Cavalcante/ Joseliene Sá;

16h30 Painel III- Instrumentos de Planejamento da Política Urbana- Marcos Vinícius Bazonni/ Robson Correia.