Centenas de pessoas prestigiam III Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fesp

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 30 de novembro de 2023 às 06:28

Evento comemora primeira década de existência da fundação

Centenas de pessoas estiveram presentes de segunda-feira, 27, a quarta-feira, 29, nas dependências do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) para prestigiar a III Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Nesta edição o evento comemorou a primeira década de existência da fundação e trouxe o tema 'Fesp 10 anos: educação e transformação das práticas em saúde'. 

Na programação de quarta-feira, 29, foram realizadas sete mesas temáticas com assuntos relacionados à saúde, tendo convidados especialistas na área. 

Os pesquisadores também puderam expor seus trabalhos tanto na modalidade 'apresentação pôster' e 'apresentação oral' durante a Mostra. É o caso da cirurgiã dentista Ana Paula Sousa Santos, residente da Fesp, que trouxe o resumo ‘Saúde bucal na escola: relato ao longo do tempo’. 

"Meu estudo é voltado ao Programa Saúde nas Escolas (PSE), esse programa está relacionado tanto a educação como a saúde, no âmbito odontológico. Fizemos um levantamento, nos anos de 2021, 2022 e 2023 de como está a necessidade de tratamento dessas crianças, avaliamos a condição bucal, realizamos orientações em higiene bucal, escovações supervisionadas, entre outras atividades", explicou a residente.

A  pesquisadora do Qualifica-Ravs da Fesp, Thatiane Graziela dos Santos Biss comentou sobre a visibilidade da III Mostra na divulgação dos trabalhos. "As pessoas não têm dimensão do que é a Fesp e muitos não conhecem o trabalho da fundação, então a III Mostra é a oportunidade em estarmos divulgando esses trabalhos que são de suma importância para a sociedade".

Já a nutricionista Camila Rodrigues Evangelista Silva ressaltou que além de divulgar seu trabalho, a Mostra permitiu conhecer outros temas. "A Mostra contribui não somente na forma de mostrar o que estamos fazendo ao longo do ano, mas também de aprender com os outros projetos de outras áreas da saúde”. 

O evento contou com a palestra magna da abertura na segunda-feira, 27, com a presença da diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/SGTES/MS), Célia Regina Rodrigues Gil e com a palestra da superintendente da Escola de Saúde Pública de Araguaína (Espa), Dênia Rodrigues Chagas realizada nesta quarta-feira, 29.

O presidente da Fesp, André Pugliese, comemorou o sucesso do evento. “Fico muito feliz pelo sucesso da III Mostra nesses três dias, tivemos a oportunidade de conhecer trabalhos incríveis produzidos pelos pesquisadores na promoção da saúde, além de contar com um espaço de troca de conhecimento. Agradeço a presença de todos aqueles que colaboraram direta e indiretamente para tudo isso acontecer”.

O evento foi direcionado a profissionais da saúde, pesquisadores e servidores vinculados ao Programa Municipal de Bolsas de Ensino e Pesquisa para Educação para o Trabalho em Saúde, gestores da Fesp e da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), residentes, instituições de ensino e pesquisa parceiras e comunidade, para a promoção e discussão de pesquisas e produtos técnico-científicos aplicados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e para a comunidade dos territórios de saúde.

 

Premiação

Na programação teve a premiação dos três melhores trabalhos apresentados durante a Mostra. Em primeiro lugar ficou a pesquisa ‘Carreta da Saúde Roda-Hans e seu impacto na qualificação dos profissionais de saúde em Palmas: relato de experiência’, da pesquisadora Alessandra Kelle Soares de Sousa. 

Em segundo lugar com ‘A Caderneta de Saúde da pessoa idosa como potencializador da integralidade do cuidado na atenção primária de Palmas: um relato de experiência’ de Daliana França de Sousa. 

Na terceira colocação ficou o trabalho ‘A importância da estratégia semana do bebê para o fortalecimento da primeira infância em uma USF de Palmas: um relato de experiência’ de Mariana Araújo dos Santos. Outros dez trabalhos receberam menção honrosa.

O encerramento da Mostra contou com apresentação da banda da Guarda Metropolitana de Palmas e do grupo de dança da Universidade da Maturidade (UMA).