Central de Distribuição da Agricultura Familiar de Palmas recebe caminhão e equipamentos

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Márcio Greick | Publicado em 02 de outubro de 2019 às 16:30

O Programa Desenvolve Palmas possui  211 agricultores cadastrados, 58 entidades, e atende mais de 21 mil beneficiários

Vinte e um mil e setecentos e cinquenta beneficiários cadastrados no  Programa Desenvolve Palmas, e 211 agricultores cadastrados no Programa da Agricultura Familiar foram contemplados na manhã desta quarta-feira, 02,  com a entrega de vários equipamentos de modernização da Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar de Palmas.

A solenidade de entrega dos equipamentos ocorreu na Feira Coberta da  304 Sul, onde está localizada a Central de Abastecimento. Foram entregues um caminhão-baú refrigerado, um computador, uma impressora multifuncional, duas balanças, sendo uma de 30 kg e outra de 300 kg, uma mesa de escritório com duas cadeiras estofadas e paletes de polietileno. Estiveram presentes o  governador do Estado em exercício, Wanderley Barbosa, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o secretário estadual da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento, José Messias Araujo, os secretários municipais de Desenvolvimento Rural (Seder), Roberto Sahium, de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Adriana de Almeida Silva Lima, além de deputados, vereadores, presidentes de Associações de Agricultores Familiares e da Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), dentre outras autoridades.

Os 330 alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Aprígio Tomaz de Matos, localizada na T0-010, no Km 18, estão entre os beneficiados pela  aquisição do novo caminhão  do Programa de Compras do Governo Federal, em parceria com o Município.

Segundo a diretora da Escola de Tempo Integral (ETI) Aprígio Tomaz de Matos, Sônia Aparecida de Oliveira, a escola está inscrita no Programa desde 2017. “A aquisição de mais um caminhão vai atender a demanda de todas as  escolas”, acrescentando que a entrega célere ajuda muito na melhoria da qualidade e na quantidade da merenda escolar.

Em sua fala, o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium destacou que o Programa Desenvolve Palmas é um dos programas mais democráticos e uma das políticas públicas mais acertadas do Governo Federal, em parceria com os municípios.  “Com o programa os produtores rurais têm a oportunidade de vender seus produtos na forma direta e receber pelo preço justo”.

O produtor rural Antonio Nunes da Costa já chegou a comercializar mel pelo Compra Direta. Na época ele chegou a ter 15 colmeias e 30 mil melgueiras. “A maior parte do produtor não tem transporte e com esse caminhão ele vai chegar com a mercadoria dele com uma qualidade boa no mercado para atender o consumidor”, explicou.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Adriana de Almeida Silva Lima, o Programa Desenvolve Palmas melhora de forma significativa a vida de centenas de agricultores e beneficia mais de 50 entidades. “Com os novos equipamentos a Central de Abastecimento terá mais agilidade na operacionalização dos programas, com mais qualidade para atender as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, disse.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, destacou que os equipamentos vêm para beneficiar a agricultura familiar e a política de segurança alimentar e nutricional do Estado. “Vem fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mais conhecido como Compra Direta e também as entidades que trabalham com pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, explicou.

O governador do Estado em Exercício, Wanderley Barbosa, destacou que a convivência institucional entre  o Estado e os municípios é de fundamental importância para alavancar o setor produtivo. “A parceria entre o governo e municípios com responsabilidade social melhora as condições de trabalho do produtor rural e do setor produtivo”, finalizou.

A prefeita Cinthia Ribeiro ressaltou que é preciso fortalecer as parcerias e fazer políticas públicas assertivas. “Os maiores beneficiários dessas parcerias e das políticas públicas é o povo, por isso precisamos fazer política com eficiência pois o nosso público está exigente”, acrescentando que a soma  de todos os  esforços de sua gestão é  para pensar Palmas para os próximos 30 anos.

Compra Direta

O  PAA é um programa de compras do Governo Federal, executado pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional. Os alimentos adquiridos, como hortaliças, frutas, verduras e produtos processados com certificação sanitária, são destinados a escolas ou doados para entidades da rede socioassistencial, a exemplo de creches, abrigos de idosos, hospitais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), dentre outros públicos.

Podem participar do programa agricultores familiares tradicionais, assentados da reforma agrária, extrativistas, piscicultores, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais, demais povos e comunidades tradicionais, que tenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP.

Execução do PAA em Palmas

Em Palmas, o programa faz entrega quinzenal atendendo escolas estaduais das áreas Norte, Central Sul, Sul e escola rural Santa Fé.

Na Capital, de 2016 a 2018, o Programa da Agricultura Familiar (PAA) já distribuiu 111.362,48 kg de alimentos perfazendo um total de R$ 591.887,10 de recursos investidos.

Edição e postagem: Lorena Karlla