Centro de Criatividade inicia o primeiro semestre de 2024

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 05 de fevereiro de 2024 às 13:34

Um total de 1.340 estudantes ocuparam 2.300 vagas em cursos de iniciação às artes; aulas acontecem em quatro polos distintos

Nesta segunda-feira, 5, os alunos do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (FCP) deram início ao novo semestre letivo. Um total de 1.340 estudantes ocuparam 2.300 vagas distribuídas nos polos do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém (Arse 131), Pracinha da Cultura (Morada do Sol) e Casa de Cultura Professora Maria dos Reis (Taquaruçu), nos cursos de iniciação às artes nas áreas de música, artes cênicas e artes visuais.

Na última semana, a FCP promoveu aulas inaugurais nos quatro polos, proporcionando aos alunos, pais e responsáveis a oportunidade de conhecerem os professores, a equipe do Centro de Criatividade e a estrutura dos espaços. As aulas foram enriquecidas com apresentações artísticas dos professores.

O presidente da FCP, Giovanni Assis, anunciou a oferta de mais 640 vagas, totalizando 2.300 matrículas. Ele ressaltou que “o compromisso é proporcionar aulas de iniciação às artes de qualidade e ampliar o número de vagas disponíveis”.

Neste semestre, foram adicionados dois novos cursos (sax e introdução ao piano), além dos 16 já oferecidos no último ano. Os cursos abrangem diversas áreas, como musicalização infantil, violão, teatro, canto popular, canto lírico, teclado, sanfona, danças urbanas, ballet clássico, pintura (técnicas mistas), desenho, prática em conjunto, dança de salão, artesanato e serigrafia.  Os cursos atendem alunos a partir dos seis anos de idade até idosos.

Além dos cursos de iniciação, o Centro de Criatividade mantém sete projetos especiais de aperfeiçoamento técnico, como o Coral Municipal, Cia Teatral Fernanda Montenegro, Small Band, Projeto K-pop, Grupo Cultural Casulo, Cia Municipal de Dança e Núcleo de Cordas Dedilhadas Avançado. Está em fase de implantação a Big Band e o Núcleo de Contação de História.

Outro destaque é o Programa de Práticas Artísticas da FCP, que concederá 50 bolsas de estudos distribuídas entre projetos como Cia Municipal de Dança, Small Band e Cia de Teatro Fernanda Montenegro. O programa visa o desenvolvimento artístico e profissional dos participantes, a oferta e difusão de programação cultural para a população e a institucionalização dos projetos desenvolvidos pela gestão cultural do Município. De acordo com secretária-executiva da FCP, Euzeni Grinn, o programa está em fase de elaboração dos editais.