Centro de Ensino e Treinamento Artístico da Fundação Cultural inicia os semestre com Aula Inaugural

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 05 de fevereiro de 2019 às 17:39

Mais de 600 alunos frequentam semestralmente o Centro de Ensino e Treinamento Artístico em aulas de dança, música, artes visuais e artes cênicas

Os caminhos da arte começam ou retornam a serem trilhados por mais de 600 alunos que frequentam semestralmente o Centro de Ensino e Treinamento Artísitico (Ceta), da Fundação Cultural de Palmas (FCP), com o início do primeiro semestre letivo de 2019.  Nesta segunda-feira, 05, alunos, ex-alunos e professores do Ceta demonstraram um pouco dos destinos que estes caminhos podem levar na aula inaugural promovida no Theatro Fernanda Montenegro.

Para as bailarinas Verena Schultz e Gabriela Bessa, o destino foi a profissionalização.  Após anos de balé no Ceta, foram selecionadas para cursos fora do Estado e retornaram profissionais. “A dança é um misto de emoções, a representação do nosso ser e do que a gente ver no mundo, não só a dança, mas todo tipo de arte. Que vocês possam mergulhar fundo nessa aventura que é descobrir o mundo das artes que a Fundação Cultural pode proporcionar para vocês”, disse Gabriela à plateia de novos alunos.

Também “crias” do Ceta, Vitória Venati e Carlos Gontijo, atores da Cia. de Theatro Fernanda Montenegro, apresentaram um trecho da peça “A Branca de Neve e os Sete Anões” e falaram sobre as suas primeiras experiências no Palco. “Foi aqui que eu tive aula de teatro, que apresentei minha primeira peça, que tive a oportunidade de estudar teatro, que eu sempre quis. Fizemos nossa primeira peça com mais de uma temporada e está sendo incrível”, disse Vitória. “Que vocês agarrem essa oportunidade, de estudar aqui e aprendam muito”, completou Gontijo.

A noite contou ainda com apresentação do quarteto de saxofones da FCP Big Band, músicos: Thiago Oliveira, Rildo Gomes, Paulo de Tarso e Nilvacy Marçal. A FCP Big Band é um dos projetos especiais da Fundação Cultural, em que músicos de Palmas praticam e aperfeiçoam seus talentos. “Eu comecei na primeira formação da FCP Big Band, e fazer parte desse projeto da Fundação me enriqueceu no que se refere ao conhecimento, as músicas que a gente faz é diferente do que a tocamos na noite a gente tem a oportunidade de experimentar, misturar”, disse o Paulo de Tarso.

Encerrando o evento, o Doutor em Música, Heitor Oliveira fez uma palestra dinâmica sobre a experiência musical. Para Oliveira, o “processo de formação artística é uma oportunidade única para se expressar por meios que vão muito além das palavras”.

Para o presidente da FCP, Giovanni de Assis, o Ceta é o espaço para “formar e aperfeiçoar artistas que, com seus instrumentos, possam transformar Palmas, o Brasil e o mundo em lugares mais bonitos, mais justos, mais pacíficos, cheios de luz”.

Ingressando no curso de balé, Sofia de Oliveira Santos, disse está com ansiosa. “Eu já conhecia a Verena e a Gabriela de outros projetos, de quando saíram da Fundação e dá para ver a evolução delas. Então eu acho que aqui vai dar uma base muito boa para a gente crescer”, disse.

Equipe

O Ceta é um programa público de formação artística que integra o Sistema Municipal de Cultura de Palmas e é meta do Plano Municipal de Cultura de Palmas, voltado para a iniciação e aperfeiçoamento artístico nas áreas de artes visuais, artes cênicas, dança e música. Atende em média 600 alunos semestralmente.

Compõem a equipe do Ceta os professores de Dança – Helton Fialho; de Artes Visuais -  Ronam Gonçalves; de Pintura em Aquarela – Marina Boaventura; de Desenho – Claúdio Montanari; De Música e Maestro da FCP Big Band – Thiago Oliveira; de Canto- Helena Zica; de Regência, Teoria Musical e Maestrina do Coral Municipal – Renate Stephanes; de Artes Cênicas e diretor da Cia. de Teatro - Cícero Belém; de Violão e Teoria Musical – Léo Peroto.   A frente da gerência está Luciane de Marchi Bortoli.

Além das aulas, a FCP mantém os projetos especiais, FCP Big Band, o Coral Municipal; a Cia. De Teatro Fernanda Montenegro e o Corpo de Baile Municipal, que promovem a formação e aperfeiçoamento artístico de talentos locais.

Edição e postagem: Lorena Karlla