Centro de Saúde realiza blitz educativa para conscientizar população sobre o Novembro Azul

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 06 de novembro de 2019 às 17:40

O centro de saúde irá abordar pessoas na região da Praça do Girassóis para orientar e tirar dúvidas em relação ao câncer de próstata 


O Centro de Saúde da Comunidade (CSC) da quadra Arse 13 (108 Sul) está com uma programação especial em alusão ao Novembro Azul. Nesta quinta-feira, 7, o CSC irá realizar ‘Blitz Educativa de Combate ao Câncer de Próstata’ no semáforo que fica na Avenida LO-01, na altura da Praça dos Girassóis, a partir das 18 horas. 



Na oportunidade, a equipe do centro de saúde vai abordar motoristas no sinal de trânsito e também pessoas que estiverem realizando atividades na praça para falar sobre a saúde do homem. De acordo com uma das organizadoras do evento, a odontóloga e servidora da unidade, Adriana Inez, esse é um momento principalmente dos homens se conscientizarem da importância dos exames preventivos de câncer de próstata. “As atividades da blitz são principalmente para falar ao homem o quanto é importante estar com os exames em dia, pois o câncer de próstata, se detectado precocemente, tem uma alta taxa de cura, e como é um tipo de câncer sem sintomas, atrasar esse diagnóstico pode ser muito perigoso”, explicou ela, acrescentando que um dos principais pontos é o homem deixar o preconceito de lado e realizar os exames regularmente. 



O que é Próstata?



É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. 

 

 




Edição: Lorena Karlla