Cerca de 3 mil servidores são beneficiados com ações realizadas pelo IVM

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Neuracy Viana | Publicado em 06 de dezembro de 2016 às 11:01

Em pouco mais de oito meses em funcionamento, o Instituto Vinte de Maio (IVM), por meio das escolas de Gestão Pública, Saúde (Fundação Escola de Saúde Pública) e Educação, beneficiou cerca de 3 mil servidores públicos com capacitações nas mais diversas áreas. Foram mais de 40 atividades realizadas, incluindo cursos, treinamentos, ciclos de palestras, dentre outras ações, com o objetivo de promover a formação continuada do funcionalismo público municipal e, consequentemente, garantir a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos palmenses.

A Escola de Gestão Pública capacitou mais de 500 servidores em 22 cursos realizados neste ano. A maioria por meio do programa Servidor Multiplicador, sendo que a qualificação com o maior número de participantes foi a de “Gestão de Projetos Sociais e Captação de Recursos”, cujo número de inscritos foi de 60, dos quais 53 foram certificados.

O fiscal de Obras e Postura, Adriano Félix Parrião, que trabalha na Gerência de Fiscalização Urbana, participou do curso “A Formação do Líder Integral para a Gestão Pública de Qualidade de Palmas”, um dos últimos realizados pela Escola de Gestão Pública em 2016. Há 18 anos no Município, Parrião nunca havia participado de outra capacitação oferecida pela Prefeitura e considera uma situação nova para ele enquanto servidor. “Excelente essa iniciativa do Poder Público, de investir na capacitação dos servidores”, destaca.

Da infraestrutura ao preparo dos instrutores, ele só tem elogios a fazer e ressalta que já está de olho em outros cursos no ano que vem. “Já estamos colocando em prática tudo o que aprendemos e começando a colher os frutos”, comemora.

Além dos cursos ofertados diretamente pela EGP, a instituição, que é vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano, disponibilizou vagas em diversas outras capacitações realizadas em parceria com o Instituto de Contas, do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), na modalidade à distância.

Saúde

A Fundação Escola de Saúde Pública envolve cerca de 1,4 mil servidores da Secretaria Municipal de Saúde em 17 programas de formação, cada qual com curso de atualização e aperfeiçoamento, por meio do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (PMEPS). O objetivo é fomentar instrumentos de qualificação da gestão e dos serviços, integrando as lógicas das políticas nacionais que norteiam o desenvolvimento do SUS e fortalecendo as interfaces entre Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde, Educação Permanente em Saúde e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A assistente social Ieda Fátima Batista Nogueira está participando de um dos cursos oferecidos que aborda a política de saúde. As atividades tiveram início no mês de julho e têm duração de dois anos. Ela conta que tem sido um aprendizado, pois os servidores estão estudando, entre outros assuntos importantes, quais os princípios que norteiam o SUS, e trabalhando as vigilâncias em saúde. “Estamos aprofundando os nossos conhecimentos, agora estamos vivenciando, aliando a teoria à prática”, explica Ieda, complementando que está sendo possível avaliar em que estão errando e como podem melhorar o atendimento em saúde.

A intenção da Fesp é ampliar e fortalecer o PMEPS para colaborar na reorientação do modelo de atenção à saúde, a partir da utilização de metodologias ativas que direcionem o processo de formação para a autonomia e corresponsabilização de todos no cuidado e promoção da saúde na Capital.

Educação

Já a Escola de Educação atuou na formação de cerca de 700 servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em ações realizadas diretamente pela Diretoria de Avaliação Estatística e Formação. Além de cursos, promoveu ainda seminários e ciclos de formação e também apoiou várias outras atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, bem como formações realizadas em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Governo do Estado, Microsoft e com a operadora de telefonia TIM. Contando com essas ações, ao todo, contribuiu para a capacitação de aproximadamente 4 mil servidores.

Entre as atividades oferecidas aos servidores da Rede Municipal de Ensino de Palmas estão os cursos de pós-graduação em Formação de Gestores Educacionais e em Formação de Professores da Educação Básica com Ênfase em Diretrizes Curriculares, oferecidos por meio de Instituição de Ensino Superior pertencente à UnYLeYa, de Brasília, credenciada junto ao Ministério da Educação e com 20 anos de atuação no País.

A pedagoga Irmânia Maria Costa Fontes, técnica da Diretoria de Apoio à Gestão Escola da Semed, é uma das alunas da pós-graduação em Formação de Professores com Ênfase em Diretrizes Curriculares. Desde 1998 no Município, ela conta que já fez vários outros cursos, inclusive outra pós, mas diz que essa está fazendo a diferença, pois sua experiência é na área de gestão, e agora, com essa formação voltada para elaboração de diretrizes curriculares, vai poder melhorar seu desempenho e contribuir mais com seu trabalho.

Uma das últimas ações da Escola de Educação neste ano será a formatura do Profuncionário, no próximo dia 10 de dezembro, no IVM. O objetivo do programa é oferecer formação profissional em cursos técnicos para profissionalizar os servidores da Educação lotados nas unidades escolares.